Cidadão

Empresa

Servidor

Esporte, Lazer e Juventude | 04/09/2013

Mais de 180 pessoas participaram do “Agita Louveira”

Foto: Rebeca / PML

Na manhã do último sábado, as atividades do “Agita Louveira” reuniram grande público na Praça Júlio de Mesquita, em frente a Igreja São Sebastião, no Centro da cidade. Organizado pelas secretarias de Esporte e Saúde de Louveira, o evento que é uma versão local do ‘Agita São Paulo’ foi uma iniciativa do vereador Caetano Aparecido (PTB) e contou com diversas ações de conscientização para uma vida saudável.  
 
Mais de 180 pessoas participaram da Cãominhada, atividade que teve como objetivo combater o sedentarismo estimulando a prática de exercícios físicos, como  alongamento e caminhada. Para a jovem Marina Oliveira essa mobilização fez com que as pessoas refletissem os seus hábitos “Achei muito boa a proposta do Agita Louveira pois muitas vezes estamos em casa sem afazeres e preferimos assistir  televisão ou ficarmos no computador ao invés de praticarmos um esporte. Depois dessa experiência vou repensar meus h&aacut e;bitos e praticar atividades sempre que puder. Quero cuidar melhor da minha saúde”, afirmou
 
 O momento foi de cuidados também para os cães que se exercitaram acompanhando seus donos em um circuito pelas ruas centrais e puderam receber a vacina anti-rábica. “Gostei muito desta iniciativa da caminhada com os cachorros. Acho importante cuidarmos da nossa saúde e também da saúde dos nossos animais. Foi um momento gostoso de interação e a organização do evento foi muito boa”, afirmou Junior Batista, que participou do evento com o seu cachorro Getulio, da raça Bernesse.   Durante toda a manhã, o Serviço de Zoonoses efetuou a vacinação contra a Raiva Animal, imunizando 98 animais.
 
Saúde
 
Também no Agita Louveira, funcionários da secretaria de Saúde realizaram ações de conscientização e combate ao tabagismo, motivados pelo  “Dia Nacional sem Tabaco”, celebrado no último dia 29/08. Dezenas de pessoas foram cadastradas para  participarem do grupo antitabagismo e receberem orientações. Também tiveram oportunidade de medir os indicadores de monóxido de carbono no organismo e  avaliar o grau de dependência do cigarro. Outro servi&cce dil;o bastante procurado foi a avaliação nutricional, com medição de peso e altura e dicas para uma alimentação saudável.  
 
De acordo com a diretora de Saúde, Roseli de Lima, o evento foi muito positivo e atraiu a atenção de pessoas de várias idades “Conseguimos atrair um público de idades variadas e com isso levamos dicas de uma vida saudável a diferentes gerações. A saúde deve ser cuidada por todos em todas as idades por isso conversamos e orientamos os participantes a conhecerem os serviços oferecidos pela secretaria de Saúde, como o grupo de obesidade e o grupo antitabagismo que fazem um excelente trabalho”, disse.