Cidadão

Empresa

Servidor

Segurança | 19/08/2014

Louveirenses aprovam mudanças no trânsito do Santo Antônio

Reformulação viária e retirada do semáforo do viaduto de acesso agilizaram o tráfego de veículos, segundo maioria.

transito_santo_antônio

Passados oito dias do início da operação do novo mapa viário do Bairro Santo Antônio, o trânsito local já tem fluído com mais rapidez, principalmente em horários de pico. É o que afirma a maioria dos louveirenses que utilizam o trecho frequentemente.

Os cidadãos ouvidos pela Prefeitura aprovaram as intervenções efetuadas pela Divisão de Trânsito, que retirou o semáforo do viaduto de acesso ao Bairro, implantou sentido único em ruas e construiu ilhas com tachões visando orientar o fluxo de veículos.

Para o motorista Erick Juliano Duarte, morador do Bairro, a ação é excelente e permitiu agilidade no trânsito, sobretudo no viaduto de ligação entre o Santo Antônio e o Centro, um dos principais gargalos na área de mobilidade urbana. “Para mim (a mudança) ficou excelente. Só de não ter que parar no semáforo (que havia no viaduto) já ajuda bastante”, opina Erick, que passa pelo trecho mais de cinco vezes ao dia. “Notei também uma melhora muito grande no trânsito do final da tarde, deu uma aliviada no horário de pico”, acrescenta.  

A opinião do motorista é compartilhada pelo entregador de água Paulo Roberto, que chega a transitar pelo local 10 vezes durante um dia inteiro de trabalho. “O semáforo prejudicava muito o trânsito, que está bem melhor agora”, disse. Sobre os sentidos de algumas ruas dentro do Bairro que se tornaram mão-única, Paulo afirma que “aos poucos a população vai acostumando” com a mudança.

Embora a ação seja fruto de um rigoroso estudo de mobilidade urbana feito pela Divisão de Trânsito, a Prefeitura consultou a população sobre a eficiência das alterações por meio de sua página oficial do Facebook (www.facebook.com/prefeituradelouveira). A postagem estava com 89 comentários até a tarde desta segunda-feira (18 de agosto), sendo que em 44 deles constam opiniões favoráveis ao novo sistema viário, 17 são contra e os 27 restantes são neutros, abordam outros assuntos ou não manifestam claramente se apoiam ou desaprovam a ação.

 

Entenda as mudanças:

- Sentido único em trecho da Avenida Paulo Prado, entre a Rua Airton A. Pagotto – em frente ao Bradesco e Pururuca’s – até a Avenida Ricieri Chiquetto. Essa intervenção permitiu a retirada do semáforo existente no viaduto, que atravancava o fluxo de veículos.

No mesmo sentido, foi instalada uma ilha montada com ‘tachões’ de sinalização no cruzamento do viaduto com a Rua Roberto Mazalli. Neste dispositivo, o motorista poderá contornar à esquerda para Roberto Mazalli; seguir em frente pela Paulo Prado; ou virar à direita para acessar o viaduto.

Já quem vier do viaduto deverá seguir pela direita, onde terá um acesso delimitado para evitar colisões com quem vier pelo sentido Av.Paulo Prado – Av. Ricieri Chiquetto.

Já o acesso do viaduto à Rua Roberto Mazzali não será permitido, pois no lado direito desta via serão demarcadas vagas de estacionamento em 45º, destinadas aos motoristas que desejarem utilizar os serviços do Posto de Saúde, Correio ou dos estabelecimentos comerciais das imediações. 

O ponto de ônibus existente nesta via, ao lado da Igrejinha, sentido ao Bradesco, foi deslocado para a Rua Antonio Chicalhione.

- Mão única também na Ricieri Chiquetto, no pequeno trecho entre a Av. Paulo Prado, esquina com a Antonio Chicalhione, no sentido Anhanguera – Bairro. Neste sentido, quem vier da Anhanguera ou do Bairro São Francisco deve acessar a Ricieri Chiquetto, podendo seguir por essa via ou virar na Rua Antonio Chicalhione.

Da mesma forma, o motorista que trafegar pela Av. Paulo Prado poderá acessar a Ricieri Chiquetto à esquerda ou seguir para a Anhanguera ou ao Bairro São Francisco. Já quem vier pela Ricieri Chiquetto, no sentido à Anhanguera, deverá fazer o retorno, contornado à direita pela Rua Antonio Chicalhione, depois à esquerda na Rua Nerina, e novamente à esquerda na Av. Paulo Prado, para, em seguida, seguir o fluxo normal de veículos.

- A Rua Airton A. Pagoto tornou-se direção única no trecho entre a Rua Antonio Chicalhione e a Av. Paulo Prado. Esta medida visa facilitar o acesso de quem seguir rumo ao viaduto ou sentido Vinhedo e Campinas.

- A única mudança ainda não concluída é a rotatória próxima ao Lago Azul, que deve ter 22 metros de diâmetro. Lá aPrefeitura também está asfaltando uma área de 250 metros. A intervenção vai organizar o fluxo de veículos que vêm do bairro e da Rodovia Anhanguera.