Geral | 11/07/2019

Louveirense apresenta estudo em universidade francesa sobre o desenvolvimento de Louveira

Victor Carreão

O estudante de doutorado em linguística pela Unicamp, Victor Carreão, realizou durante seu mestrado um estudo sociolinguístico de Louveira, buscando compreender a influência social e econômica da cidade nas transformações da linguagem.

A sociolinguística é o estudo da integração da sociedade, língua e cultura. Com base nisso, Victor coletou dados a partir da narrativa e vida na cidade e a maneira da fala dos louveirenses e conta que “há variação linguística principalmente nos entrevistados que vivenciaram grandes mudanças socioeconômicas da cidade”.

Durante a pesquisa, o estudante percebeu que os louveirenses se identificam no meio das transformações socioeconômicas do município e como ocorreu o desenvolvimento. “As pessoas que vivenciaram a transição possuem mais sotaque ‘puxando o r’, mesmo sendo do interior estão em uma das melhores cidades. Onde era um campo de futebol hoje é uma empresa e assim a cidade foi crescendo economicamente.”

O resultado do trabalho foi apresentado no Congresso de Jovens Pesquisadores das Ciências da Linguagem, na Universidade Sorbonne Paris 3, na França.

Cidade mais desenvolvida do Brasil

Louveira ocupa a primeira posição no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) por 2 anos consecutivos. O ranking é o resultado dos investimentos realizados pela prefeitura nas áreas da Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico e posiciona Louveira como a cidade mais desenvolvida do Brasil.