Saúde | 09/04/2014

LouveirAção reúne mais de 4 mil na praça do Santo Antônio

Foto: Divulgação

Durante todo o sábado (05), mais de 4 mil pessoas passaram pela praça do bairro Santo Antônio  onde aconteceu o LouveirAção, projeto  da Prefeitura de Louveira que contou com a participação de diversas secretarias municipais.  Muito elogiada por toda a comunidade, a ação social disponibilizou diversos serviços  gratuitos na área de saúde,  educação,  social e meio ambiente.  Também contou com  área de estética,  feira de adoção de animais, brinquedos infláveis além  de apresentações culturais e esportivas . “Buscamos unir lazer com ações sociais para que a população pudesse  ter acesso de forma prática a vários serviços oferecidos pela prefeitura. Nossa intenção foi disponibilizar atrativos  para toda a família”, destacou o prefeito Junior Finamore.

No sábado do cidadão, a secretaria de Saúde realizou  mais de 200 aferições de pressão e  200 testes de glicemia capilar.  Nos stands da SESA,  a população pode receber  orientações de saúde, dengue, tabagismo, prevenção de câncer de mama, DST, nutrição e ainda ganhar  kits de saúde bucal contendo escova,  creme dental e folders  educativos.   Para o estudante Thiago Cardoso, de 10 anos, a visita ao stand da dengue foi importante para conhecer os aspectos da larva e do mosquito transmissor da doença “Foi muito bom poder ver  como são as  larvas e como é o mosquito da dengue. É muito interessante e importante para podermos nos proteger da doença. Agora  eu conheço  e vou saber identifica-lo”, disse.  A dona de casa  Neusa Cristina Neri  também elogiou os serviços da saúde ofertados “Como é bom podermos medir a pressão e recebermos orientações de saúde. Muitas vezes na correria do dia a dia nem paramos para nos cuidar e aqui temos a oportunidade de receber diversos atendimentos. Gostei muito desta iniciativa”, parabenizou.

Com forte campanha pela preservação do Meio Ambiente, a secretaria de Gestão Ambiental foi outro ponto de grande concentração de pessoas durante o evento.  Mais de 170 pessoas participaram das oficinas de  horta em garrafa PET e compostagem caseira. Foram distribuídos mais de 350 kits ecológicos,  cerca de 800 mudas de flores e espécies de árvores nativas,  300 kits de coleta seletiva,  além de jogos da memória  com motivos ambiental para as crianças e guias de arborização para todos os interessados.

De acordo com a secretária de Gestão Ambiental Rose Skelton,  a avaliação do  LouveirAção foi muito positiva   “Nosso stand foi muito visitado e os munícipes participaram de forma efetiva de nossas atividades através das oficinas e da  interação com a maquete da Mata Ciliar. O contato com a comunidade é sempre gratificante e prazeroso. Acreditamos que a cada evento que participamos plantamos novas sementinhas de consciência ambiental em nossa população”, disse. Para o biólogo sanitarista, Jorge Antônio, a iniciativa foi muito boa por proporcionar acesso ao entretenimento, arte e saúde “ Achei a ação muito legal e gostei  ainda mais por terem privilegiado o bairro santo Antonio para sediar o evento ”, destacou.

O grande diferencial da ação social realizada pela Prefeitura neste ano ficou por conta  da tenda de estética, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Cultura. No local, centenas de pessoas puderam mudar o visual gratuitamente  com corte de cabelo para homens e mulheres , designer de sobrancelhas e SPA de pés e mãos.  A auxiliar de produção Juliana Queiros de Oliveira, que  ‘redesenhou’  a sobrancelha com a designer,  ficou feliz com o resultado   “Achei maravilhoso, ficou linda. Esta é a oportunidade que o povo tem de participar e receber cuidados. É tudo muito prático e perto de todos. Muitas vezes não temos tempo de marcar horário e aqui pudemos fazer de tudo e cuidar do visual. Queria que tivesse mais vezes. Fiquei satisfeita demais”, disse .

Quem participou do LouveirAção teve a oportunidade de  conhecer o projeto Primeiríssima Infância, atividades de grafite e apresentação de dança de rua dos adolescentes do CCJ- Centro de Convivência da Juventude,  apresentação de dança dos integrantes da Cielo, apresentações de capoeira e judô e shows com as duplas sertanejas Rulio & Ruan e Kasser & Cléber.