Esporte, Lazer e Juventude | 24/06/2014

Louveira vai disputar divisão principal dos Jogos Regionais pela primeira vez na história

Foto: Divulgação

O Brasil parou para curtir o clima de Copa do Mundo. Jogos movimentados, ‘Davis’ dando trabalho e eliminando ‘Golias’, gringos demonstrando paixão por nossas terras tupiniquins e serviços públicos funcionando com qualidade acima das expectativas. Enfim, todos os ingredientes necessários para confirmar a máxima de que esta é, sim, a Copa das Copas. Mas, mesmo com metade da população da Terra com os olhos voltados à disputa pela taça de ouro 18 quilates (ou melhor, pela réplica dela, já que a original fica em posse da Fifa), um grupo de 260 pessoas divide o tempo em torcer pela seleção brasileira e treinar, forte, para a principal competição multiesportiva do interior do Estado: os Jogos Regionais, organizados neste ano em Sorocaba, dos dias 2 a 12 de julho.

Assim como Neymar, Hulk e companhia, a delegação louveirense também busca fazer história: é a primeira vez que a cidade disputa a primeira divisão do torneio, e já chega com equipes consolidadas em 17 modalidades (atletismo, basquete, biribol, bocha, ciclismo, capoeira, futebol, futsal, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia).

Mas se porventura Louveira conquistar medalha em alguma dessas competições, terá atingido um feito grandioso em virtude da dificuldade da competição, conforme opina o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Reinaldo Betti. “Trabalhamos desde o início do ano para estruturar nossas escolinhas e equipes esportivas, pois sabemos das dificuldades que enfrentaremos na divisão principal. O nível das equipes é diferenciado, diversas cidades contratam atletas renomados que vêm até mesmo de outros estados para a competição, o que dificulta a atuação dos municípios com equipes formadas por esportistas da cidade e alguns convidados da região, como é o nosso caso, que tem 75% de louveirenses na delegação”, diz. Apesar das dificuldades, o secretário está confiante por bons resultados. “Confio no potencial dos nossos atletas e professores. Para nós, estar na primeira divisão em uma competição desta grandeza é gratificante para a nossa cidade, pois estamos falando de uma disputa que envolve 59 cidades”, completa Reinaldo, que destacou as equipes de Artes Marciais e Ginástica Artística como destaques da cidade.

Os Jogos Regionais, junto aos Jogos Abertos do Interior, são considerados os maiores torneios realizados no país e contam com a participação de diversos atletas olímpicos. Louveira disputa os Regionais desde 1999 e sempre ficou entre as 15 principais cidades da divisão de acesso. No ano passado, porém, a cidade voltou para casa com o título inédito e garantiu o acesso à primeira ao conquistar 46 medalhas – sendo 14 de ouro, 12 de prata e 16 de bronze.