Cidadão

Empresa

Servidor

Serviços Públicos | 10/09/2015

Louveira é referência em coleta seletiva e destinação do lixo

Coleta Seletiva

Já é rotina dos moradores da cidade contribuir para a coleta seletiva em Louveira. A Prefeitura distribui, gratuitamente, sacos verdes para a coleta de materiais nas lixeiras das casas. Nos dias de coleta seletiva, os louveirenses fazem a sua contribuição ao meio ambiente, separando os papéis, plásticos e garrafas pet e embalagens recicláveis em sacos verdes distribuídos gratuitamente pela Prefeitura, que são religiosamente depositados à frente de suas casas à espera do caminhão de coleta. Nos últimos anos, a cidade se tornou referência neste serviço. Só no ano anterior a Prefeitura retirou das ruas em média 1.135 toneladas mensais de resíduos sólidos das ruas.

Após a coleta, é feita a separação dos resíduos recicláveis por tipos e cores, o que agrega valor na hora da venda. Depois de separado e prensado, todo o material é doado à Clínica Interdisciplinar Educacional de Louveira (Cielo) e à Santa Casa de Louveira, que fica responsável por vendê-lo obrigatoriamente pela oferta mais vantajosa. Normalmente os fardos de sucata são vendidos a intermediadores (sucateiros) da região, que fazem o encaminhamento às empresas recicladoras. O recurso financeiro obtido com a venda é destinado na proporção de 80% para a Santa Casa e 20% para a Cielo, que cuida dos nossos moradores portadores de necessidades especiais. Assim, além de promover a consciência ambiental entre os munícipes, ajudamos financeiramente as instituições filantrópicas da cidade, esclarece a secretaria de Gestão Ambiental.

Lixo tem lugar certo na cidade

A Prefeitura de Louveira implantou, no começo deste ano, mais uma etapa do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, instalando 300 lixeiras em toda a cidade. A utilização dessas lixeiras já tem contribuído significativamente para a redução da sujeira na nossa cidade. Cada lixeira custou aos cofres públicos R$298,70, incluindo a instalação. Além disso, a administração realiza a trituração de podas de árvores e o resultado dessa trituração é fornecido aos agricultores para ser utilizado para forração de suas plantações. O que antes era encaminhado para aterro, hoje tem destino mais adequado, seguindo a Política de Resíduos Sólidos.

Tabela

Plástico

Reciclável:

Copos
Garrafas
Sacos/Sacolas
Frascos de produtos
Tampas
Potes
Canos e Tubos de PVC
Embalagens Pet (Refrigerantes, Suco, Óleo, Vinagre, etc)
Não reciclável: Tomadas
Cabos de Panelas
Adesivos
Espuma
Embalagens Metalizadas (Biscoitos e Salgadinhos)

Metal

Reciclável:

Tampinhas de Garrafas
Latas
Enlatados
Panelas sem cabo
Ferragens
Arames
Chapas
Canos
Pregos

Não reciclável:

Clipes
Grampos
Esponja de Aço
Latas de Tinta
Latas de Verniz
Solventes Químicos
Inseticidas

Papel

Reciclável:

Jornais e Revistas
Listas Telefônicas
Papel Sulfite/Rascunho
Papel de Fax
Folhas de Caderno
Formulários de Computador
Caixas em Geral (ondulado)
Fotocópias
Envelopes
Cartazes Velhos

Não reciclável:

Etiquetas Adesivas
Papel Carbono
Papel Celofane
Fita Crepe
Papéis Sanitários
Papéis Metalizados
Papéis Parafinados
Papéis Plastificados
Guardanapos
Fotografias