Esporte, Lazer e Juventude | 23/07/2013

Louveira é OURO: Vitória inédita nos Jogos Regionais revela avanço do Esporte de Louveira no primeiro semestre

Foto: Divulgação / PML

Louveira é Ouro é uma série de reportagens semanais em homenagem aos atletas que conquistaram o lugar mais alto do pódio nos Jogos Regionais deste ano e elevaram o nome de Louveira ao patamar principal do esporte paulista. Dando início ao especial, fizemos um balanço sobre as ações fundamentais desta conquista inédita. Confira a primeira matéria da série:

Louveira conquistou o título da segunda divisão dos Jogos Regionais realizados no início do mês em Votorantim. O resultado inédito garantiu o acesso à primeira divisão da competição e coroou o trabalho dos atletas, professores e funcionários da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura de Louveira durante o primeiro semestre de 2013.

A conquista do campeonato mais importante entre cidades representa muito mais que um título, revela um importante avanço no Esporte de Louveira. O aumento na quantidade de modalidades, os investimentos na formação de atletas e o sucesso de público dos eventos (foram mais de 40 só no primeiro semestre, que auxiliaram na divulgação das escolinhas e na atração de potenciais atletas), além da determinação dos atletas e colaboradores, são apontados pelo prefeito Junior Finamore como os principais fatores que levaram a este grande salto nos resultados dos Jogos: na competição, os atletas da cidade conquistaram quase o dobro de medalhas neste ano em comparação com 2012 – 46 (14 ouros, 12 pratas e 16 bronzes) contra 24 (13 ouros, sete pratas e 4 bronzes).

Além deste inequívoco ganho de resultado, o interesse dos louveirenses pela competição também aumentou significativamente. Enquanto que a edição de 2012, realizada em Avaré, contou com a participação de 139 atletas de Louveira, neste ano a delegação reuniu 201 atletas de 20 modalidades. Quatro das sete novas equipes conquistaram nada menos que 15 medalhas . Estreante na competição, a Ginástica Artística louveirense foi um dos principais destaques com oito medalhas - duas de ouro, cinco pratas e um bronze. Também estreantes, o Futsal Masculino e o Handebol feminino trouxeram na bagagem um bronze cada. Outra novidade que se destacou nos Jogos foi a equipe de Karatê feminino, que estampou no peito cinco medalhas (um ouro, três de prata e uma de bronze). “Cerca de 85% dos atletas que disputaram os Jogos Regionais deste ano são pratas da casa e formados pelas escolinhas de esporte da Prefeitura. Os demais vieram de parceiras entre a secretaria de Esporte com instituições que apoiam o esporte louveirense”, afirma o prefeito.

Elogio aos atletas

Entusiasmado com a vitória inédita, o secretário de Esporte, Rodrigo Regorão, afirmou que a dedicação dos atletas foi fundamental na conquista. “Os atletas muitas vezes se sacrificam pela cidade, perdendo dias de trabalho, ficando exposto a lesões, mas mesmo assim defendem Louveira com muita dedicação e empenho”, disse. “São os principais responsáveis pela conquista nos Jogos Regionais”.

Escolinhas

Responsável por revelar grandes atletas, as escolinhas esportivas da Prefeitura estão sendo reestruturadas e gradativamente são incorporadas novas modalidades. “Neste ano, acrescentamos aulas de damas, xadrez e tênis de mesa, que contou até com uma equipe nos Jogos Regionais deste ano”, disse Regorão, que afirma que o trabalho está apenas começando. “Com o total apoio do prefeito Junior Finamore e dos professores, atletas e colaboradores, estamos atingindo a nossa meta de aumentar a quantidade de praticantes de atividades saudáveis na cidade”, conclui.

Hoje, a Secretaria de Esporte oferece aulas e treinamentos em 18 modalidades (confira lista abaixo). Os interessados em se inscrever devem entrar em contato com a secretaria e obter mais informações, pelo telefone: 3878.1357 – das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Confira as modalidades:

·         Atletismo