Saúde | 02/06/2014
Louveira ultrapassa meta, mas vacinação contra a gripe é prorrogada
Apesar de ter ultrapassado a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Louveira prorrogou até a próxima sexta-feira (6 de junho) o prazo para a população receber a vacina de imunização contra a gripe. Idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mães em puerpério (45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas que ainda não receberam a dose devem procurar umas das quatro unidades de saúde de Louveira e garantir a imunização.
O horário de atendimento dos postos de saúde do Burck e Santo Antônio é das 8h às 17h, já a UBS do Monterrey encerra o expediente às 16h, e a unidade do Centro, por sua vez, fica aberta até às 21h. Para receber a dose, os portadores de doenças crônicas precisam apresentar receita com indicação médica ou constando os medicamentos utilizados.
“Vacinamos mais de 85% do público-alvo (6.915 pessoas) e ultrapassamos, assim, a meta de 80% estipulada pelo Ministério. Mas mesmo assim optamos por estender o prazo de vacinação com o objetivo de imunizar o maior número possível de louveirenses (contra o vírus da gripe)”, informa a secretária Municipal de Saúde, Pâmela Mango. Ela orienta à população a se imunizar o mais rápido possível, antes da chegada do inverno, pois a proteção inicia-se 15 dias após a aplicação da vacina”.
Importância da vacinação
A vacinação é fundamental para se evitar a doença e principalmente as suas complicações, como a pneumonia, infecção de ouvido e inflamação nos brônquios.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe ataca todos os anos cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo – algo em torno de 10% a 20% da população mundial -, podendo gerar anualmente até 500 mil mortes. Se não for tratada corretamente, pode ocasionar complicações como pneumonia, infecção no ouvido e inflamação nos brônquios.
Postos de Saúde
1- Posto de Saúde Antônio Carlos dos Santos (PAS) – das 8h às 17h
Rua Antônio Chicalhone, 193 – Bairro Santo Antônio
2- Posto de Saúde – Centro – das 8h às 21h
Rua Federico Zanella, 375 – Vila Nova
3 - Posto de Saúde – Burck- das 8h às 17h
Rua Martinhos de Ludres, 700 – Residencial Burck
4- Posto de Saúde – Gilberto Ajjar – Monterrey – das 8h às 16h
Avenida Gualicho, 1185 – Monterrey