Gestão Ambiental | 05/07/2019

Louveira tem a melhor nota da região em abastecimento de água, destinação do esgoto e reciclagem

3Q5A2202.jpg

A Prefeitura de Louveira obteve a melhor nota no índice de saneamento entre as cidades de pequeno e médio porte do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ). O estudo é da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

Louveira obteve pontuação de 95,99 em abastecimento de água, 83,56 em coleta de esgoto e 86,04 em tratamento de esgoto. A nota média foi de 465,58 de 500 pontos. As informações utilizadas para a análise foram obtidas do DATASUS, do Ministério da Saúde, e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), referentes a dados de 2017.

A prefeitura continua investindo no saneamento da cidade com grandes melhorias nas redes de água e esgoto, ampliação da capacidade do Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) e na construção da primeira represa da cidade.

Abastecimento de água

Louveira conta com novas e modernas instalações que garantem a qualidade no abastecimento, como a Estação de Tratamento de Água e os reservatórios espalhados por todos os bairros da cidade.

Estão em andamento a nova estação elevatória e as melhorias na rede de distribuição com a setorização, que diminui a interrupção no abastecimento, e a troca das tubulações antigas de amianto por materiais avançados como o polietileno de alta densidade (PEAD), que é atóxico, praticamente a prova de vazamentos e com durabilidade de mais de 50 anos.

Outra importante obra que vai garantir a segurança no abastecimento é a construção da 1.ª represa da cidade com 115 mil m² e capacidade de armazenar mais de 500 milhões de litros.

Tratamento de esgoto

No tratamento do esgoto o município passou por uma verdadeira revolução: em 6 anos, o índice saltou de 0 para 89,9% graças à ampliação da rede de coleta e da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Até 2013, todo o esgoto gerado na cidade era despejado diretamente nos rios, gerando poluição e riscos à saúde dos louveirenses.

Com a contínua expansão das redes coletoras, o índice de tratamento tem aumentado gradativamente.

Reciclagem

O índice de reciclagem em Louveira é dos mais altos do Brasil graças à inovadora estrutura criada para fazer a destinação e o tratamento correto dos materiais recicláveis.

A ação começa com campanhas informativas de separação do lixo de residências, comércios e indústrias, passa pela distribuição gratuita dos sacos verdes, a coleta em todo o município e o investimento no Centro de Gerenciamento de Resíduos.

O resultado é um alto índice de reciclagem, economia aos cofres públicos e ao meio ambiente, além de gerar emprego e renda para 40 famílias da cooperativa de trabalhadores.

Estação_de_Tratamento_de_Esgoto_ETE_-_23-7-18_(36).jpg
3Q5A2202.jpg
Sistema_de_captação_de_água_do_Córrego_Fetá_-_Ao_fundo,_Estação_Elevatória_-_21-8-18_(3).jpg