Educação | 26/07/2023
Louveira sedia encontro ambiental voltado aos alunos da rede municipal de ensino
O Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA) acontece de 21 a 25 de agosto em todas as escolas municipais; esta será a 19º edição do encontro; "Água para nós, água para mim, minha voz no Comitê Mirim"
Louveira se destaca pela riqueza de recursos naturais - cercada por muita área verde e águas do rio Capivari, córregos e afluentes. Com objetivo de incutir nas crianças louveirenses a importância da preservação ambiental e incentivar ações sustentáveis e de cuidados práticos com a natureza, a Prefeitura realiza anualmente o Encontro Municipal de Educação e Sustentabilidade Ambiental (EMESA). Por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Gestão Ambiental, o Encontro deste ano está na 19ª edição e acontece no próximo mês, dias 21 a 25 de agosto, com o tema "Água para nós, água para mim, minha voz no Comitê Mirim". O evento será realizado em todas as escolas, com apresentações das ações e atividades pedagógicas que já vem sendo realizadas desde o início do ano letivo pelas crianças.
“Nossa gestão valoriza muito a preservação ambiental, e na prática, com ações e projetos, como o Tabarana, com a tabaecobag; com programas de inventivo à preservação de nascentes e matas ciliares junto aos agricultores; com atuações intensas de saneamento básico; neste ano investimos na compra de um robô que identifica vazamento nas tubulações de esgoto e despejo irregular; mas também na estruturação de parques, como fizemos neste ano com a inauguração do Parque Luigi Martini e estamos fazendo com o Parque do Capivari. E para todas estas ações é importante que tenha o conhecimento das crianças, por isso o EMESA se tornou um encontro tradicional nas escolas, para ensinar estes valores desde a infância”, disse o Prefeito Estanislau Steck.
Segundo a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, para a realização do EMESA, o tema é incorporado nas atividades pedagógicas desde o início do ano letivo. “A preservação ambiental é um tema que está inserido no planejamento das escolas. Cada escola realiza uma ação, de acordo com a idades das crianças, mas todos participam. O Encontro acontece justamente para coroar estas ações que são tão importantes para o desenvolvimento das nossas crianças”, ressalta a Secretária de Educação, Maria Luciane.
Neste sentido, as escolas de Louveira realizaram no primeiro semestre diversas ações para desenvolver a consciência ambiental nos alunos, com projetos e atividades pedagógicas dentro e fora da sala de aula. Neste mês de julho, uma das turmas do 2º ano do CEIL Centro (Aparecida Eufrasia Guisalberte Yembo) fizeram uma visita externa em um dos trechos do rio Capivari, que passa próximo à escola. O objetivo foi apresentar a elas a Mata Ciliar e tratar in loco sobre a importância da preservação da área verde e das águas.
O EMESA é resultado da união de atuações entre as secretarias municipais de Educação e de Gestão Ambiental. A Secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio, explica que a parceria garante o sucesso do evento. “Os professores atuam muito bem no sentido de ensinar para as crianças a importância da preservação do Meio Ambiente. Quando conversamos com uma criança percebemos que ela já tem conhecimento e consciência; ela sabe, por exemplo, o que é uma mata ciliar, o porquê precisamos preservar a natureza, cuidas dos rios, dos animais. E desta forma, ensinando e incentivando as crianças com ações práticas é que vamos sustentar as ações de preservação”, disse a Secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.