Segurança | 05/01/2023

Louveira registra 69,10mm nas últimas 72 horas

Prefeitura e Defesa Civil continuam trabalhando no monitoramento dos locais considerados de risco.

O índice pluviométrico, que mede o volume de chuvas acumuladas, nas últimas 72 horas chegou a 69,10 milímetros (mm) na manhã desta quinta-feira (5) na cidade de Louveira.

De acordo com a Defesa Civil, quando esse índice ultrapassar os 80mm acumulados já é considerado Estado de Atenção, pois aumenta muito o risco de alagamentos, quedas de árvores e muros, deslizamentos e desabamentos. A Prefeitura de Louveira e a Defesa Civil informam que estão intensificando as vistorias preventivas em locais considerados de risco.

“Neste período do ano de chuvas fortes e em abundância, é fundamental que todos tenham cuidado e acionem a Prefeitura para quaisquer situações, de modo que a Defesa Civil possa ir até o local e avaliar a segurança para as famílias”, reforçou o prefeito Estanislau Steck.

“Ressaltamos a importância do atendimento emergencial para garantirmos que todos estejam protegidos. Reforçamos que qualquer problema entrem em contato pelos canais de atendimento emergenciais, que estaremos prontos para auxiliar no que for preciso”, recomendou o Secretário de Segurança, dr. Osvaldo Roberto Candido.

NÍVEIS DE AÇAO DA DEFESA CIVIL:
Nível 1 – Estado de Observação, quando chove até 80mm, e há um acompanhamento dos índices pluviométricos;
Nível 2 – Estado de Atenção, quando o índice pluviométrico fica acima de 80,1mm e são realizadas vistorias de campo em áreas de risco;
Nível 3 – Estado de Alerta, com remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias;
Nível 4 – Estado de Alerta Máximo, deflagra a remoção de toda a população que mora em áreas de risco.

ALERTA DA DEFESA CIVIL
Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas metereológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar SMS para o número 40199 com Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

CANAIS DE ATENDIMENTOS EMERGENCIAIS
A Prefeitura de Louveira reforça que os canais de comunicação estarão operando 24 horas para possíveis emergências. São eles:
- Guarda Municipal, Defesa Civil:  plantão, com atendimento pelo telefone 153 e (19) 3878-1512

- Bombeiros 193
- Assistência Social - Contatos emergenciais pelo Telefone/ Whatsapp 19 99965-0791
- Fundo Social - Em caso de fortes chuvas, com pessoas desabrigadas ou uma necessidade de alimento emergencial, contato pelo WhatsApp: (19) 99703-6306.