Esporte, Lazer e Juventude | 29/11/2022

Louveira recebe corrida de aventura Haka Race, com mais de 200 atletas

Participaram 94 equipes de todo o Brasil, que largaram às 9h da Fazenda Santo Antônio, local onde foi montada a base do evento.

No último sábado (26), na Fazenda Santo Antônio, a Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude em parceria com a Haka Race, realizaram a terceira e última etapa do Haka Race, um dos mais importantes circuitos de corrida de aventura do País. Ao todo, foram 230 atletas de 94 equipes de todo o Brasil, que largaram às 9h da Fazenda Santo Antônio, local onde foi montada a base do evento.

“É muito importante para nossa cidade sediar esse tipo de evento e queremos fazer outros desse tipo ano que vem”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.

O atleta Sidnei Neves foi o único atleta de Louveira que participou das provas, e os atletas Jesus Carlos e José Mendes vieram diretamente de Goiânia e elogiaram a cidade para o prefeito Estanislau Steck. “Agradecemos a acolhida na cidade e ficamos impressionados com a organização da cidade de Louveira. Parabéns prefeito”, disseram os visitantes.
Danilo Vivan, atleta da categoria Sport destacou os desafios da prova. “A região oferece belas paisagens e trechos montanhosos excelentes para a prática do esporte, que exigem bastante preparo”. Ele destacou, também, a excelente infraestrutura da base do evento, bastante apropriada para as famílias dos atletas.

Durante o evento foi arrecadado 1 litro de leite das pessoas participantes, e esse alimento será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Louveira para a distribuição às instituições e famílias cadastradas de Louveira. O organizador do Haka Race, Leonardo Barbosa destacou as belezas da região e a excelente infraestrutura da base do evento, na Fazenda Santo Antônio. “Pudemos realizar uma prova de alto nível em uma região linda e próxima de São Paulo”. Como forma de agradecer pela receptividade da cidade, cada equipe doou, como ação social, um quilo de leite em pó.

“O objetivo do evento além da parte esportiva, é movimentar o comércio local, redes hoteleiras entre outros, onde teremos atletas de várias localidades do território nacional”, declarou o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Erasmo Tarallo.

Criadas na Nova Zelândia há mais de duas décadas, as corridas de aventura são um esporte multi-modalidade, que reúne, em uma mesma prova, corrida/trekking, mountain bike, técnicas verticais (por exemplo, rapel), modalidades aquáticas (na prova de Louveira, um ‘water trekking’ no qual as equipes tinham de subir um riacho e orientação por meio de mapas e bússolas, sempre em áreas não-urbanas. No caso do Haka Race, são três categorias: mini-race (total de 15 km somadas todas as modalidades), Sport (total de 35 km) e Pró (50 km). Além de Louveira, os times passaram, também, pelas cidades de Valinhos e Vinhedo.