Saúde | 28/01/2016

Louveira realiza mutirão contra dengue, zika e chikungunya neste sábado

Dengue

Uma equipe especializada vai percorrer casa a casa do bairro Santo Antônio

Neste sábado, 30, a partir das 8h a Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde realizam um mutirão de combate a dengue, zika e chikungunya. no Bairro Santo Antônio. O objetivo é combater os criadouros e conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti em toda a cidade. Toda população pode participar e se juntar nessa ação.

Ao todo serão 50 pessoas divididas em 14 equipes entre operadores de zoonoses e profissionais da Secretaria da Saúde e Secretaria de Serviços Públicos.
Além de atividades como essa, a Secretaria de Saúde de Louveira ressalta que continuará a realizar outros mutirões nas próximas semanas nos demais bairros da cidade e continuará com suas atividades desenvolvidas no combate à Dengue, Zika e Chikungunya, realizado pela Vigilância em Saúde como:

-Visita Casa a Casa;
-Visita a Pontos Estratégicos (PE’s);
-Visita a Imóveis Especiais (IE’s);
-Avaliação de Densidade Larvária (ADL);
-Busca Ativa / Bloqueio de Controle de Criadouro;
-Nebulização Leve;
-Nebulização Pesada.

Plano de Contingência
A Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde elaboraram um plano de contingência que consiste em 3 principais momentos:

1º momento: sensibilização de todos os funcionários da saúde e de diversos setores da prefeitura e comunidade.

2º momento: Reunião com os médicos e responsáveis pelas unidades para definir o fluxo de atendimento, capacitação técnica, classificação de risco, sinais e sintomas.

3º momento –Mobilização de toda sociedade.

Além disso, a Prefeitura está preparando um comitê municipal de combate à dengue, zika e chikungunya. O objetivo é acompanhar a proposição de ações de mobilização social para prevenção e controle.