Assistência Social | 14/07/2023

Louveira realiza intercâmbio de experiências na cidade de Jundiaí para fortalecer o Plano Municipal da Infância e Adolescência

Na última sexta-feira (7), o Comitê Gestor Intersetorial do Programa Prefeito Amigo da Criança de Louveira, composto por representantes das secretarias de Obras, Esporte, Assistência Social, Educação, Saúde e Gestão Ambiental, realizaram uma visita aos equipamentos públicos de Jundiaí, como forma de intercâmbio nas experiências de construção de políticas voltadas à criança e adolescentes. O grupo foi recebido pela Adriana Uemori, que representa o GT- Criança na Cidade de Jundiaí.

“O objetivo dessa visita foi reconhecer as iniciativas como inspiração para a construção  do Plano Municipal da infância e Adolescência do Município de Louveira - PMIA, uma das principais estratégias para garantir o atendimento prioritário e integral à criança e ao adolescente nos serviços da rede de proteção social do município, tendo por objetivo a formulação e implementação de políticas públicas que garantam direitos, bem como o avanço da Política Municipal voltada a este público.” disse o prefeito Estanislau Steck.

O roteiro incluiu visita a Clínica da Família, a Fábrica das Infâncias Japy, ao Parque Mundo das crianças, ao Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância - CIEMPI e ao Complexo Argos onde fica a Biblioteca Municipal e o Centro de Convivência Intergeracional. Os profissionais de Louveira puderam conhecer iniciativas pautadas nos conceitos da Cidade das Crianças e Escola Inovadora, que contemplam parques naturalizados, brinquedos não estruturados, espaços de brincar ao ar livre e o maior contato com elementos naturais.

A Prefeitura trabalha para intensificar ações de qualidade voltadas às crianças e adolescentes de Louveira e é um dos compromissos firmados pela gestão que vem desenvolvendo ações constantes, por meio dos Programas Prefeito Amigo da Criança, São Paulo pela Primeira Infância, Mãe Louveirense e adesão recente do Programa Rede Brasileira Cidade das Crianças. Este Plano está previsto para ser concluído ainda no ano de 2023, sob apoio e supervisão da Abrinq por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança.