Esporte, Lazer e Juventude | 03/06/2015

Louveira realiza Festival Infantil de Rugby

Rugby

Os treinos infantis da cidade reúnem cerca de 120 crianças de várias faixas etárias

No sábado, 30, a Prefeitura de Louveira por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude promoveu um festival infantil de rugby no CEIL, do Bairro Santo Antônio. O evento reuniu cerca de 120 alunos de 7 a 15 anos, além dos times adultos masculinos e femininos que auxiliaram as crianças durante o festival.

O clube Wally’s Rugby conta com 38 jogadores no adulto masculino e 14 no adulto feminino, os treinos acontecem de segunda e quarta das 22h às 00h e sábado das 10h às 12h no CEIL do Bairro Santo Antônio. O treino Infantil e Juvenil acontece aos sábados das 8h às 10h.

Arnaldo Monteiro é treinador do time ao lado dos professores Rafael Gustavo Lopes e Samuel Almeida. Arnaldo veio a São Paulo para ser o responsável pelo Pólo 019, projeto da Confederação Brasileira de Rugby, como treinador, chega referendado pelo excelente trabalho junto ao Volta Redonda Rugby Clube.

História

O “Rugby Jundiaí” foi criado na cidade Jundiaí, no ano de 2004 por vários atletas que se reuniam somente para praticarem o esporte, sem nenhum tipo de compromisso. No ano seguinte, o clube adotou o nome “Wally’s Rugby”, o nome é devido ao uniforme utilizado pelos jogadores ( listrado vermelho e branco) que remete as roupas utilizada por Wally, personagem do livro infantil.

Com a criação do clube, a equipe começou a participar de jogos amistosos e etapas do CPI (Campeonato Paulista do Interior) a partir de 2005. Apenas, a partir de 2013 o Wally’s Rugby desassociou seu nome á cidade de Jundiaí e em parceria com a Prefeitura de Louveira e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, o time passou a representar Louveira nos campeonatos.

As pessoas se indagam "porque no país do futebol iríamos incentivar crianças a praticar Rugby?", para o time do Wally’s, o Rugby preza os princípios de hierarquia, respeito e disciplina. O esporte educa, ensina e a cima de tudo, traz diversão e ensina que ganhar, nem sempre é vencer.
Para o atleta do time adulto do Wally’s e morador de Louveira, Rodrigo Silveira, 24, a iniciativa da cidade é ótima para os praticantes da modalidade. “Há 10 anos treino com este time, quando inicialmente foi originado, na cidade de Jundiaí. Em Louveira, faz 3 anos que estamos com os treinos e representando a cidade pela região.” Afirma.

“Acho sensacional, a inserção do rugby no município, mudou a minha vida, pois me trouxe vários benefícios como: concentração, disciplina, espírito de equipe e a própria manutenção da saúde física. É uma ótima oportunidade que está ao alcance de todos” completa Rodrigo.

Mulheres no Rugby

As mulheres também tem espaço neste esporte, que costuma ser considerado tipicamente masculino. O time feminino foi fundado também em Jundiaí no ano de 2012, por três meninas que já se interessavam pelo esporte.

O professor Rafael Gustavo Lopes, atual treinador do time, acolheu a causa do rugby feminino e começou a gerenciar os treinamentos. Em 2013, quando Louveira aderiu à causa e acolheu o time feminino, o time se firmou como equipe e represente a cidade em vários campeonatos.

Para mais informações, acesse o site do time:http://www.wallysrugby.com.br/ e confira tudo que acontece.

0902_rugby_(2).jpg