Cidadão

Empresa

Servidor

Assistência Social | 16/08/2023

Louveira prepara ações para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A Equipe do Núcleo de Ações Coletivas do CRAS da Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Assistência Social, se reuniu na última sexta-feira (11), para planejar as ações da Campanha de 21 de Setembro - Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. 

“A campanha é de extrema importância para avaliação das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência. Além de trazer discussões visando a promoção dessas políticas, também é um espaço aberto para que os profissionais discutam a melhor maneira de resolver, ajudar e combater o preconceito que prejudicam essas pessoas, tendo espaço para o diálogo e participando de todas as etapas do processo”, disse o prefeito, Estanislau Steck. 

A Prefeitura por meio do CRAS de Louveira está desenvolvendo uma campanha para todo o mês de setembro, em parceria com as demais secretarias. Logo mais será divulgado no site da Prefeitura.  

“É dia de reconhecer, reafirmar e refletir sobre as políticas e ferramentas para a inclusão das pessoas com deficiência, por isso estamos empenhados em executar ações no município para sensibilização para contribuir com quebra da barreira atitudinal, ou seja, quebrar paradigmas e preconceitos que, infelizmente, ainda impedem que muitas pessoas com deficiência exerçam seu papel de cidadãos.”, disse a Diretora da Proteção Social Especial, Heloisa Alcântara Rota

SOBRE A DATA
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. A data foi escolhida por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período. O objetivo é dar maior visibilidade e apresentar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência na cidade.