Assistência Social | 30/04/2013
Louveira participa do XVº Encontro Nacional do CONGEMAS
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Louveira esteve presente no XVº Encontro Nacional do Congemas - Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, realizado de 22 a 24 de abril, no Anhembi, em São Paulo. Estiveram presentes no evento, o secretário Municipal de Assistência Social, Rogério Nóbrega, a chefe de Divisão de Proteção Especial, Eliza Gouveia, a chefe de divisão de Inclusão Produtiva, Silvana Freijó e o diretor do Fundo Municipal de Assistência Social, Josias Nunes. A cerimônia de abertura teve a presença da Ministra de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, do Prefeito Municipal de S. Paulo, F. Haddad, do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, entre outros.
O tema do evento nacional foi o "Financiamento do SUAS: Desigualdades Regionais e a Gestão Municipal" e durante os vários dias foram realizados diversos painéis de debate e 25 oficinas.
O secretário de Assistência Social de Louveira, Rogério Nóbrega, destacou a importância das questões abordadas no Congemas "Este encontro nacional foi importante pois discutimos questões que são fundamentais para o avanço de nossas políticas públicas. Com esses debates pudemos amadurecer muitas idéias e certamente buscaremos melhorar a qualidade de vida da população", afirmou Rogério.
O Congemas tem a finalidade de defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social); também assegura a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios; Participa da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos, Programas e Projetos; Promove e incentiva a formação do gestor municipal a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública.