Assistência Social | 10/10/2013

Louveira participa da IX Conferência Estadual de Assistência Social

Nos dias 02, 03 e 04 de outubro aconteceu a IX Conferência Estadual de Assistência Social na cidade de Atibaia onde Louveira esteve representada por três Conselheiros de Assistência Social, Daniel Clayton dos Santos Freire, representante do poder público, Sonia Cardoso Leite e Marisa Capello Zago, ambas representantes da sociedade civil.

As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter propositivo e deliberativo em que são debatidas e avaliadas coletivamente as ações no âmbito dessa política, fortalecendo a participação social. Dessa forma, conferem a gestão local e à comunidade a oportunidade de reafirmar a democracia em um momento propício de discussão e de articulação coletiva em torno de propostas e desenvolvimento de estratégias de organização. É onde governo e sociedade civil organizada debatem e decidem os rumos dessa política para os próximos anos.

As Conferências de Assistência Social acontecem nas três esferas de governo, entendendo que esta Política perpassa essas três instâncias de poder.

Inicialmente ela acontece em âmbito municipal e posteriormente no estadual e nacional. Em Louveira  aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, ocasião em que os delegados foram eleitos para a Conferência Regional e posteriormente eleitos para a Conferência Estadual.

A próxima etapa será a Conferência Nacional, em que todas as propostas apresentadas pelos municípios e pelos estados serão discutidas em âmbito nacional e esses direcionamentos serão incorporados pela Política de Assistência Social nos próximos anos.