Geral | 17/07/2023

Louveira participa da Instalação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí

Com a presença do prefeito Estanislau Steck, foi implantada oficialmente nesta segunda-feira (17) o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí, formado por 7 cidades, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. O objetivo do Conselho é o debate e as tratativas de temas comuns às 7 cidades, na Região Metropolitana, com a força integrada para resolver demandas que tragam resultados efetivos à população. O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, foi eleito presidente do Conselho. Além disso, a reunião abordou também questões técnicas sobre as pastas de Planejamento, Habitação e Meio Ambiente com foco nos Projetos Estratégicos da Região Metropolitana. O prefeito de Louveira, Estanislau Steck, esteve presente acompanhado do vice-prefeito e superintendente da Fundação Municipal de Habitação, Ricardo Barbosa, do secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin, e da secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

“As cidades da região se reunirem e debaterem juntas importantes questões como habitação, meio ambiente e planejamento urbano, tem o objetivo de construírem soluções, projetos e novos avanços que vão beneficiar diretamente os moradores das cidades. Em Louveira, estamos trabalhando em um  importante marco na habitação, que envolve também planejamento e desenvolvimento sustentável, que é o Residencial Tabarana, com 400 apartamentos, além de portaria, salão de festa e quadra poliesportiva, proporcionando qualidade de vida aos moradores. Através do Conselho, podemos ter auxílio para obter recursos e novas ideias para otimizar e acelerar o andamento das obras”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck, que, ao aproveitar a vinda do secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Cardinale Branco, também reforçou a importância do Estado em apoiar e financiar obras habitacionais na região.

A primeira parte da reunião foi para a instalação do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano. As pautas foram: Instalação do Conselho; Eleição do Presidente e Vice-Presidente; Apresentação da Minuta do Regimento Interno; e Apresentação e validação do PDUI da Região Metropolitana.

A segunda parte do evento foi a Reunião Técnica com secretários de Planejamento, de Habitação e de Meio Ambiente dos municípios que compõem a Região Metropolitana. As pautas foram: PDUI articulado com PPA Estadual 2024/2027; Plano Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (PDHU 2040); Sistema de Informações Municipais e Metropolitanas; Plataforma de Monitoramento por Satélite; e Próximos Passos.