Assistência Social | 05/05/2023

Louveira participa da Campanha de 18 de maio– Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Esse ano com o tema “FAÇA BONITO! PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. ”

A Prefeitura de Louveira, através de Comitê Intersetorial, realiza mensalmente reuniões da Rede Ciranda de Combate a violência contra a Criança e Adolescente de Louveira e, no último dia 24 de Abril, foram discutidos assuntos como: a ocorrência de violência nas escolas, estratégias de prevenção e intervenção, além da Campanha de 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

“As reuniões são de extrema importância para avaliação das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Além de trazer discussões visando a promoção dessas políticas, também é um espaço aberto para que os profissionais discutam a melhor maneira de resolver os conflitos que prejudicam nossas crianças e adolescentes, tendo espaço para o  dialogo e participando de todas as etapas da vida deles”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

Neste ano, a Assistência Social de Louveira aderiu mais uma vez à Campanha “FAÇA BONITO! PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ”, reconhecida nacionalmente, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Louveira participa anualmente desta Campanha com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e chamar toda a população para conhecer e participar dos direitos de Crianças e Adolescentes. É obrigatório garantir seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual, com esse objetivo a Prefeitura por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação, APAE, Conselho Tutelar e CMDCA, realizará atividades socioeducativas, durante todo o mês de maio, como alerta para prevenir a violência contra a criança e adolescente.

Esta ação está em consonância com uma das linhas de cuidado estabelecidas no Programa Prefeito Amigo da Criança o qual Louveira participa, que visa a proteção em situação de risco e atenção a crianças e adolescentes vítimas de negligência, maus-tratos, violência doméstica e exploração sexual de crianças e adolescentes.

O CREAS e CRAS de Louveira desenvolverá, durante o mês de maio, oficinas com adolescentes das Escolas Estaduais, para prevenir todas as formas de violência, discutindo sobre o direito ao corpo e informando acerca dos serviços de proteção e órgãos de defesa de direito deles.

Os Profissionais do Sistema Único de Assistência Social – SUAS de Louveira se reuniram no dia 26 de Abril para um encontro informativo, visando discutir, qualificar e capacitar os profissionais sobre as intervenções preventivas em relação ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o município. Ainda, com o intuito de sensibilizar, mobilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, materiais informativos estarão disponíveis à população nos serviços públicos do município.

“Desenvolver políticas inclusivas e eficientes para crianças e adolescentes é um trabalho que envolve toda a sociedade. Buscar parcerias e ouvir as demandas da população é essencial para continuarmos obtendo bons resultados”, reforçou a Secretária de Assistência Social, Ana Aparecida Bichara Melin.

Fique atento e em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual infantil, denuncie pelo Disque 100 ou no Conselho Tutelar pelos números (19) 3878-4616 e 3878-4585.