Educação | 08/11/2023

Louveira mantém alta posição em Índice de Cidades Excelentes com investimento recorde em Educação

​A cidade está acima da média regional, estadual e nacional, segundo o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), quanto à aplicação de recursos financeiros por aluno diante da média do resultado do IDEB

A Educação em Louveira está em destaque no ranking de Cidades Excelentes, realizado pelo IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila) e que avalia mais de 5 mil municípios brasileiros. A posição de Louveira na categoria Educação chama atenção por estar acima da média regional, estadual e nacional quanto à aplicação de recursos financeiros por aluno, relacionada à média do resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

De acordo com o índice, o município apresenta média de investimento de R$ 2.454,79 por aluno, por ponto do IDEB. A média do Brasil é R$ 1.589,04; da região Sudeste é de R$1.692,94; do Estado de São Paulo R$ 1.831,64 e da microrregião de Jundiaí R$ 1.979,47. Regionalmente, Louveira é a 2ª melhor dentre as 7 cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e a 7ª melhor quando comparada às 20 cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A boa posição no índice de Cidades Excelentes é resultado dos investimentos recordes em Educação aplicados pela Prefeitura nos últimos dois anos e meio. Somente em 2023 a administração fez o maior investimento dos últimos 10 anos, com R$ 135 milhões de janeiro a agosto. O investimento para este ano, cálculos até agora, deve chegar a 40,26% da Receita Corrente Líquida do município, muito acima do mínimo exigido pela legislação, que é de 25% do total do orçamento para a cidade. Os investimentos per capita Louveira também são altos – são R$2,8 mil per capita em Educação para 2023. (SAIBA MAIS)

A Prefeitura tem aplicado os recursos tanto no aprimoramento pedagógico, com contratações de diretores, coordenadores, professores, profissionais específicos para a educação inclusiva, formações dos educadores, materiais didáticos de primeira linha e programa educacionais diversos; como em infraestrutura, com obras de reforma e ampliação de 5 escolas e manutenção em mais 7, que envolvem reparos e pinturas e que seguem em execução.

Os recursos também foram aplicados na instalação de 10 laboratórios de informática, com cerca de 280 computadores, aquisição de vans para o transporte escolar e de novos itens do kit escolar, que incluiu mochila, estojo, caderno de anotações, squeeze e toalha de rosto.

Os investimentos nos últimos dois anos beneficiam a população com melhorias no atendimento e serviços públicos. A Prefeitura investiu R$ 1 bilhão do orçamento em obras, programas e ações que tem transformado a infraestrutura e qualidade de vida da população de Louveira. (SAIBA MAIS)