Segurança | 17/05/2024

Louveira investe em capacitação e treinamento de agentes para a Operação São Paulo Sem Fogo

Nos dias 14 e 15 de maio, Servidores da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Louveira, da Secretaria de Gestão Ambiental e da Secretaria de Serviços Públicos, participaram do treinamento preparatório da Operação São Paulo Sem Fogo, promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O treinamento, realizado na Fundação Municipal de Ensino da cidade de Piracicaba/SP, recebeu agentes de vários municípios da região de Campinas, que participaram de aulas teóricas e práticas, promovidas pelo Núcleo de Ensino da Defesa Civil Estadual.

Além das matérias relacionadas ao combate ao incêndio, os agentes também ampliaram seus conhecimentos sobre: Resgate Técnico Animal, Técnicas de Comunicação da Defesa Civil com o Público Interno e Externo, Combate ao Mosquito da Dengue, Logística Humanitária, e Cuidados com Obras Próximas às Redes da Empresa COMGÁS.

Na parte prática, os agentes foram instruídos pelo 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros quanto às técnicas de combate a incêndio. Foram apresentados os equipamentos de proteção individual para o combate ao incêndio, as técnicas de combate direto e indireto ao fogo, e os cuidados com a segurança durante esta atividade.

Também foi apresentado um panorama em relação à adesão dos municípios paulistas à Operação São Paulo Sem Fogo. Atualmente, 378 municípios, ou seja, 59% das cidades, aderiram à Operação. Desses, 83% realizam ações preventivas, 89% possuem brigadas de incêndio, com um total de 2.865 brigadistas, e 293 municípios realizam ações de fiscalização de queimadas. Houve um aumento de quase 2% no número de queimadas em 2023 comparado a 2022, porém, na média histórica (1998-2023), houve uma redução de 57,1%. Já o número de incêndios teve um aumento de 43,6%, mas a redução da área queimada foi de 85,6%.

O governo do estado fez um investimento total de 92 milhões de reais no ano de 2023. As previsões climáticas para este período indicam que o país ainda sofrerá com os efeitos do fenômeno EL NINÕ, ou seja, a temperatura continuará com média acima do esperado, a previsão ainda de cinco frentes frias entre junho e agosto de 2024, com baixa precipitação pluviométrica.

A Operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta também com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

Para contatar a Segurança:
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h pelo telefone: 19 3848-3097 e 24h nos casos de emergências nos telefones: 153 ou (19) 3878-1512 Guarda Municipal.