Saúde | 19/05/2017

Louveira intensifica ações contra a Febre Amarela

Febre amarela

            Em função da atual situação epidemiológica, Louveira está intensificando as ações  de vacinação contra a Febre Amarela. Embora a cidade ainda não seja considerada área de risco, o município de Vinhedo passou a ser considerado área de recomendação para vacinação nesta última semana, pois um macaco morto foi encontrado no município, próximo à divisa com Louveira, e o exame deu positivo para febre amarela.

            Por esse motivo, nesse sábado e domingo (20 e 21) a Secretaria de Saúde de Louveira, por meio da Vigilância Epidemiológica, vai realizar a vacinação porta a porta na área rural da cidade, especialmente próximo à divisa dos dois municípios. A recomendação de vacinar os munícipes dessa área é garantir imunidade aos que possuem maior risco de contrair a doença, por estarem próximos do local onde há circulação recente do vírus. A prioridade é a área rural porque a circulação do vírus e o mosquito que transmite a doença fazem parte do ciclo silvestre, e não urbano.

            Foram aplicadas, até o momento, 850 doses de vacina casa a casa nos fins de semana. A orientação para as pessoas que não conseguiram se imunizar e que costumam fazer atividades nas áreas de mata é para aplicar o repelente a cada duas horas, ou de acordo com a orientação do fabricante.

Para demais pessoas que forem se deslocar para áreas de risco, algumas Unidades Básicas de Saúde estão em esquema de senha para a aplicação da vacina. Veja abaixo os dias e a quantidade de senha para cada Ubs. É importante enfatizar que apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção por toda vida, independente da data que tomou a vacina. Lembrando que os macacos não são responsáveis pela transmissão da doença, pelo contrário: esses animais servem como guias para a elaboração de ações de prevenção da febre amarela.

 

  • Quarta-feira – 50 senhas

US Burck
Rua Martinho de Ludres, 700 – Residencial Burck
Fone (19) 3878-0411
 

  • Quinta-feira – 50 senhas

Unidade de Saúde Vista Alegre
Rua Pedro Bassi, 506 – Vista Alegre
Telefone: (19) 3848 4172
 

  • Sexta-feira – 50 senhas

US Drª Lucilene Mosca Melin (CSIII)
Rua Frederico Zanella, 375 – Vila Nova (Centro)