Segurança | 31/01/2023

Louveira informa previsão de chuvas fortes entre terça (31) e sexta-feira (3)

A Defesa Civil continua com as ações da Operação Verão 2022/2023, que tem o objetivo de diminuir os prejuízos causados pelas fortes chuvas no Verão, que seguem até o final de março

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Segurança, informa que entre terça (31) e sexta-feira (3), a previsão é de chuvas fortes em todo Estado de São Paulo, incluindo a região de Campinas, com 120 mm de chuva. A Defesa Civil continua com as ações da Operação Verão 2022/2023, que tem o objetivo de diminuir os prejuízos causados pelas fortes chuvas no Verão, que seguem até o final de março.  

A Defesa Civil alerta quais orientações seguir para garantir a segurança durante o período de chuva intensa: 

- Evitar tráfegos em pistas inundadas e alagadas: pare imediatamente o carro se a chuva estiver muito forte e não atravesse enxurradas; 

- Mantenha distância de cabos elétricos molhados ou arrebentados, não fique em áreas abertas ou em alto de morros e topos de prédios;

- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

- Não se abrigue debaixo de árvores e evite lugares que ofereçam pouca proteção ou nenhuma contra raios;

- Não estacione próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;

- Não use telefone com fio;

- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas. 

Em caso de emergência, ligue para Guarda Municipal e Defesa Civil pelos números 153 ou (19) 3878-1512.

A Operação Verão é realizada em todos os municípios do Estado, sob a coordenação da Defesa Civil Estadual. O Plano de Contingência, que tem como objetivo preparar a cidade para esses eventos, cria uma estrutura operacional e de ação integrada para o caso de emergências como enchentes, inundações, deslizamentos ou outros incidentes na cidade.

A Defesa Civil trabalha na prevenção. Toda a cidade foi mapeada pelo Instituto de Pesquisa Tecnológicas – IPT, sendo assim, é possível identificar os pontos suscetíveis a deslizamentos e inundações, onde são solicitados serviços como limpeza de córregos e rios, limpeza de galerias de águas pluviais, verificação do sistema de micro e macrodrenagem, construção de muros de contenção e outras ações que a Defesa Civil entenda ser necessária para o período de chuvas mais intensas. Além disso, a Unidade do Corpo de Bombeiros tem como atribuição a busca e salvamento de pessoas vítimas de deslizamentos e inundações.

A Defesa Civil de Louveira tem realizado as vistorias preventivas, principalmente nas áreas mapeadas como de risco. Foram recebidas também solicitações de vistorias em árvores com risco de queda.

Além disso, em parceria com a Divisão de Trânsito, foram identificados locais  suscetíveis a inundações para adicionar placas de advertências que já foram solicitadas.