Gestão Ambiental | 26/09/2019

Louveira ganha novo projeto de Floresta Urbana

IMG_2324 (1).jpg

A Secretaria de Gestão Ambiental implantou no dia 25 de setembro um novo projeto piloto de Floresta Urbana no entorno da Escola Estadual Prof. Joaquim Antonio Ladeira, na Vila Bossi.

Ao todo foram plantadas 14 mudas nas ruas Capitão Álvaro Pereira e Francisco Steck das espécies escolhidas pau-cigarra, canudo de pito, pau brasil, quaresmeira, ipê amarelo, sibipiruna e canafístula.

O projeto de Floresta Urbana no entorno do Paço Municipal já está finalizado, onde mais de 115 mudas de árvores foram plantas na Rua Catharina Cassalvara Caldana, Rua Ângela Maria Borrieiro e Rua Recanto dos Ipês desde 2014.

Floresta Urbana

A floresta urbana é uma floresta ou um fragmento de vegetação que está localizado próximo ou dentro de uma zona urbanizada. A grande diferença que existe entre uma floresta urbana e uma floresta não urbana é a influência que a primeira tem sobre a cidade e sobre as pessoas que moram nela.

Espaço árvore

Desde 2017 a Secretaria de Gestão Ambiental vem implantando o Espaço Árvore. Os prédios públicos que contam com ele são:

• CECI Paraiso do Saber
• EMEF Conego Luiz Gonzaga Biasi
• EMEF Odilon Leite Ferraz
• EMEF Vila Pasti
• EMEI Pref Nicolau Finamore
• EMEI Vice Pref Pedro Miqueletto
• US Rosina Sturaro Cavalli (Vista Alegre)
• Complexo de Apoio aos Idosos (Fazenda Santo Antônio)
• Garagem Municipal
• Secretaria de Água e Esgoto - Operacional
• Estação de tratamento de esgoto - ETE
• Casa da Cultura – Unidade I
• Secretaria da Cultura
• Câmara Municipal
• Estação Ferroviária
• Casa da Agricultura (CAP)
• Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude
• Complexo Esportivo Jardim Esmeralda
• Prefeitura Municipal de Louveira
• Velório Municipal / Cemitério
• Centro de Gerenciamento de Resíduos

Este ano, o Espaço Árvore foi implantado no CECI Pequeno Príncipe e na Escola Estadual Prof. Joaquim Antonio Ladeira e em breve será implantado em todos os prédios públicos.

O Espaço Árvore tem a finalidade de proteger, preservar, demarcar e especificar a localização de área destinada à árvore, possibilitando que haja maior e melhor área para adequação das raízes contribuindo com respectivo desenvolvimento, fixação, melhorando as condições de irrigação, nutrição e consequente diminuição de quedas, doenças e possível aumento de sua vida útil.

IMG_2336 (1).jpg
IMG_2324 (1).jpg