Cidadão

Empresa

Servidor

Desenvolvimento Econômico | 13/07/2023

Louveira foca em investimentos na área do desenvolvimento econômico sustentável com destaque na geração de emprego e renda

Políticas públicas valorizam o empreendedorismo como fonte de trabalho e renda; as ações resultaram no saldo positivo de 283 novos postos de trabalho de Janeiro a Maio de 2023: melhor índice comparado aos iguais períodos de Janeiro a Maio da série histórica dos últimos 12 anos

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem atuado com projetos estratégicos no sentido de criar condições para que o empreendedorismo possa ser incentivado na cidade, ampliar investimentos com estrutura adequada para dar ainda mais qualidade no atendimento e proximidade às empresas, fomentando novos investimentos em ampliação e vinda de novas empresas para a geração de emprego e renda para a população. A atuação da Prefeitura é ampla, abrange todos os setores e é marcada por políticas públicas que passam por desenvolvimento de projetos e programas, estruturação do atendimento aos empreendedores e oferta de qualificação profissional.

“O papel dos gestores públicos é contribuir para novas oportunidades de negócios que gerem emprego e renda para a população. Em Louveira, estamos aprimorando as políticas públicas para fortalecer um ambiente de inovação, de empreendedorismo. São muitas frentes, da agricultura, turismo. Na área de tecnologia, por exemplo, temos um projeto para instalação de um centro de tecnologia e inovação. Mas em todas as áreas temos grandes avanços para apresentar”, disse o Prefeito, Estanislau Steck.

Empreendedorismo

Uma das características do empreendedorismo em Louveira é a demanda feminina. De acordo com a Secretaria, mais de 60% dos atendimentos na unidade do Sebrae Aqui Louveira foi buscado pelo público feminino neste início de ano. Neste sentido, a Prefeitura tem desenvolvido programas de incentivo. O Programa Quebrando Barreiras, a instalação da Divisão do Empreendedorismo da Mulher Louveirense, além do Sebrae Aqui Mulher, são ações que estão em andamento e que representam importantes conquistas para a população.

E como importante apoio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferta em sua estrutura o Banco do Povo, o SAT (Serviço de Apoio ao Trabalhador), a unidade do Sebrae Aqui Louveira, a Sala do Empreendedor, além de espaços para coworking treinamento e reuniões. A Sedec também desenvolveu e já está disponível o Portal do Emprego/Empreendedor, para cadastro dos currículos e das empresas. Para acessar (CLIQUE AQUI) https://www.louveira.sp.gov.br/conteudo/prefeitura-anuncia-o-novo-portal-do-empregoempreendedor-nesta-sexta-feira-17

Capacitação Profissional

Das diversas ações de fomento à economia, realizadas pela Prefeitura de Louveira, o Núcleo de Capacitação (Nucca) também é destaque. Criado com o objetivo de qualificar o trabalhador para o mercado de trabalho, o Núcleo oferece cursos gratuitos visando principalmente a geração de renda. E em todas as áreas: administrativas, de informática, de estética, de culinária, entre outras. Neste ano de 2023 estão sendo ofertados 45 cursos; a previsão é formar mais de 500 profissionais até o final do ano.

Saldo positivo de empregos

O conjunto de políticas públicas na área do desenvolvimento econômico em Louveira resultou neste primeiro semestre de 2023 no saldo positivo de 283 novos postos de trabalho de Janeiro a Maio de 2023. Este é o melhor índice comparado aos iguais períodos de Janeiro a Maio da série histórica dos últimos 12 anos. Os dados têm base nas estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego e comprovam a retomada da credibilidade e investimentos das empresas na geração de emprego e renda na cidade. SAIBA MAIS (https://www.louveira.sp.gov.br/conteudo/louveira-apresenta-a-melhor-serie-de-saldo-positivo-de-empregos-formais-de-janeiro-a-maio-dos-ultimos-12-anos)

Na Agricultura, são fortes as ações de valorização da produção agrícola, especialmente por meio de programas de financiamento, como o subsídio de 20% do prêmio do seguro agrícola, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o premiado Programa de Incentivo a Fruticultura (PROMIF), que hoje beneficia 90 produtores e 140 propriedades em Louveira.

O destaque nestes primeiros 6 messes foi o lançamento do Programa Incentivo ao Cultivo Protegido, que prevê recursos de até R$ 500 mil para ajudar os produtores a investirem na segurança da lavoura contra as intempéries e ao ataque de pássaros e morcegos, com, por exemplo, aquisição de telas, filmes plásticos, ráfias e outras estruturas. E como resultado positivo desta política de subvenções, os produtores rurais começaram a adquirir já no mês de junho as primeiras telas de proteção. Os valores, até R$30 mil por produtor, são creditados conforme vistoria técnica contratadas pela Prefeitura.

Mas a grande novidade é a construção da Usina de Suco: um inovador projeto de beneficiamento da uva em Louveira, cujo objetivo é armazenar o excedente da fruta não comercializada após o período de colheita, e fazer o processamento para que ela seja transformada em suco. O projeto está em fase de construção da Usina, no bairro do Barreiro, ao lado do CAP (Centro de Apoio ao Produtor Rural). E por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura tem atuado no sentido de incentivar a formalização de uma cooperativa para administrar a Usina de Suco.

Além disso, o setor agrícola tem ainda outros incentivos. Para valorizar a agricultura familiar, por exemplo, a Prefeitura tem realizado ações específicas. Uma dela é a Feira do Produtor, que acontece na Estação Ferroviária e que se estabeleceu como ponto de vendas de produtos vindos diretos do produtor rural. Os produtos da agricultura familiar também são itens essenciais dentro da merenda escolar da rede pública de ensino, já que parte dos alimentos da merenda devem ser da agricultura familiar.

Turismo

No centro do Circuito das Frutas, Louveira tem avançado também em diversas frentes de fomento ao Turismo e ao desenvolvimento econômico a partir dele. A Prefeitura tem atuado na estruturação do setor com novas diretrizes do COMTUR e do Plano Diretor, na participação efetiva no Consórcio do Circuito das Frutas e em ações de fortalecimento do Turismo como ponte para o desenvolvimento econômico. A base para este caminho está sendo construída com a atualização da Lei Municipal referente ao Plano Diretor de Turismo, que vai nortear todas as ações do setor.

E para apresentar os empreendimentos e valorizar o Turismo em Louveira a Prefeitura lançou em março o Mapa Turístico “Louveira – Trilhas e Rumos”. A plataforma on-line oferece todas as informações necessárias sobre cidade, inclusive com indicação de rotas para ciclistas. Para acessar (CLIQUE AQUI)

Com presença marcante em Louveira, o cicloturismo colocou Louveira como rota no Guia Temático do Cicloturismo elaborado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens.  Para acessar (CLIQUE AQUI)

As ações da Prefeitura no sentido de fortalecer as características turísticas de Louveira também aconteceram com participação de Louveira em reuniões do Ministério do Turismo, reuniões do Circuito das Frutas, do Circuito Lago Azul, participação no Prêmio Top Destinos Turísticos, com destaque na 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, com estande interativo e pacotes para os passeios rurais, entre outras ações.

Também neste primeiro semestre Louveira celebrou a certificação do nome da Uva Niagara Rosada Jundiahy e sua procedência com base na Indicação Geográfica de Origem (IG), que envolve os municípios de Louveira, Jundiaí, Itupeva, Jarinu e Itatiba.

Todas as ações são no sentido de fortalecer do Turismo como instrumento de desenvolvimento econômico e acabam beneficiando também outros setores, como o caso do artesanato, que também é foco da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Assim como o Turismo, o artesanato de Louveira recebeu grande destaque na 53ª Festa da Uva e 9ª Expo Caqui, com um grande espaço reservado para ele, o que valorizou e incentivou as vendas dos produtos. Como parte das ações de incentivo, a Prefeitura cadastrou os artesãos da cidade, que hoje somam mais de 70 profissionais, e tem realizado diversas ações para que eles possam empreender, como feiras de artesanato.