Prefeito | 31/03/2023

Louveira finaliza mês do aniversário com 58 ações, entre obras e programas, entregues à população

A Prefeitura promoveu um cronograma intenso de ações, com anúncios de novos projetos, inaugurações de obras, lançamentos de programas e muitas atividades culturais e de lazer por todos os pontos da cidade; a participação ativa da população resultou em saldo positivo das ações

Centro de Referência do Austismo, Programa Rede Hospitalar Louveira, Anúncio do Novo Hospital no Santo Antônio, 5 obras de pavimentação entregues, Pacote de Programas para as áreas da Agricultura e Turismo, Centro de Educação Ambiental Tabarana, Programa Mãe Louveirense, Programa Taba Ecobag, entrega de regularizações fundiárias, eventos culturais, esportivos e sociais, enfim, 31 dias de Março que marcaram os 58 anos da cidade com muitas entregas e conquistas para a população louveirense.

Com um calendário intenso, a Prefeitura promoveu, por meio das Secretarias Municipais, um dos mais abrangentes Pacotes de Obras e Ações já realizados em toda a história de Louveira. Serviços e obras importantes foram entregues, com destaque para Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente e Social, mas com ações em todas as áreas. E no dia do aniversário, 21 de março, o grande show com o cantor Daniel. 

“Foi um mês de intensas atividades, com entregas importantes, investimentos em todas as áreas e por toda cidade. Estamos em um momento de grande desenvolvimento de Louveira, e isso se deve principalmente porque trabalhamos com seriedade em políticas públicas para oferecer o melhor atendimento à população. E foi uma festa linda, uma grande alegria poder celebrar junto com a população e toda equipe da Prefeitura. Nos últimos anos não celebramos, obviamente, devido às restrições sanitárias para conter a covid-19, mas neste ano, diante da possibilidade de reunir a todos, fizemos uma grande comemoração. Todas as secretarias municipais estiveram envolvidas para entregarmos à população o resultado do trabalho realizado pela Prefeitura. Eu agradeço a população que esteve com a gente nas ações; e vamos juntos trabalhar para fazer de Louveira uma cidade cada dia melhor, mais desenvolvida, com oportunidades de emprego, renda e qualidade de vida”, disse o Prefeito Estanislau Steck. 

Centro de Referência do Autismo e Programa Rede Hospitalar Louveira
Mas o grande destaque neste mês são os investimentos públicos na área da Saúde, o mais completo já realizado em Louveira. Na manhã desta sexta-feira (31) o Prefeito Estanislau Steck inaugurou, juntamente com a Secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua, o Centro de Referência do Autismo, que tem o compromisso de promover a saúde com protocolos de atendimento eficientes e inclusivos. O objetivo do espaço é prestar apoio, suporte e atendimento para as pessoas com autismo em apoio às suas famílias. O Centro de Referência do Autismo fica no piso térreo do Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), no Jardim Vera Cruz, nº 400.

Nesta quinta, 30 de março, também aconteceu o anúncio referente ao novo Programa Rede Hospitalar Louveira, que contempla o projeto de construção de um novo Hospital no Santo Antônio e a reestruturação do atendimento hospitalar na cidade com mais atendimentos, consequentemente, na Santa Casa de Louveira. 

O anúncio foi feito pela Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, e a Santa Casa de Louveira. A Rede Hospitalar Louveira passará a ser composta então pela Santa Casa e pelo Hospital Santo Antônio, com atendimento pelo SUS para casos de baixa e média complexidade. 

Os anúncios tratam de um dos investimentos mais completos de Saúde em Louveira, com aumento no número de médicos, de especialidades, atendimento de urgência e emergência, incluindo mais espaços e atendimentos na Santa Casa e um novo Hospital na região do Santo Antônio, com atendimentos diferenciados para o público Adulto e Infantil.

Programa Mãe Louveirense 

Ainda na área da Saúde, em parceria com o Fundo Social, a Prefeitura deu início neste mês de março ao Programa Mãe Louveirense, que trata da entrega do Kit Enxoval para as mães atendidas pelo pré-natal da rede municipal de Saúde. O Programa Mãe Louveirense começou na Santa Casa com entrega de diversos itens de higiene e roupas de bebê.

Segundo o Prefeito Estanislau Steck, o objetivo da Administração é proporcionar à população de Louveira atendimentos públicos que valorizam a dignidade de cada cidadão em todas as áreas. 

Neste sentido, e também como importante ação social, desta vez na área da habitação, a Prefeitura entregou, por meio da Fundação Municipal de Habitação (FUMHAB), as documentações referentes à regularização fundiária de moradores do Conjunto Habitacional Popular III do bairro Vassoural, Conjunto Habitacional Popular IV do bairro Mirante, do Vista Alegre I, Faixa Azul I e da Vila Liberdade. “As documentações são uma garantia aos proprietários de que o imóvel onde moram agora estão regularizados e que são deles por direito”, ressaltou o Prefeito Estanislau Steck. 

Infraestrutura
Em infraestrutura, foram muitas obras entregues pela Administração, entre pavimentações asfálticas e de estradas rurais, a entrega do Parque Luigi Martini como importante estrutura de lazer e atividades físicas à população, junto à represa do Córrego Fetá, entre outras. 

De pavimentações, foram 6 obras – duas pavimentações com piso sustentável e drenante nas estradas rurais do Bugio e Tereza Bizetto Cestarolli, e pavimentações asfálticas dentro da cidade, como nas ruas do Faixa Azul, na Travessa Luiza Savoy Dutra, no bairro Estiva, e na nova rua no centro da cidade, Rua Adoro Zonaro, que fica em frente Estação Ferroviária. 

O Prefeito também entregou com grande festa a revitalização do Centro Comunitário do Vassoural e a nova estrutura do espaço que atende as auto-escolas, no Burck, com sanitários e cobertura para mais comodidade aos alunos e instrutores. 

Meio Ambiente
Louveira se destaca como cidade de grande valorização ambiental. Envolta por muita área verde e belas paisagens, atrai visitantes pelo turismo rural, cicloturismo e os moradores, pela qualidade de vida aliada às oportunidades de trabalho. No sentido de aprimorar este aspecto, a gestão do Prefeito Estanislau Steck atua intensamente em projetos de preservação do Meio Ambiente. As ações neste mês de março incluíram a inauguração do Centro de Educação Ambiental Tabarana e o lançamento do programa social e ambiental Taba Ecobag

O Centro de Educação Ambiental Tabarana vai proporcionar cursos gratuitos, palestras e apresentação de filmes relacionados ao cuidado com o meio ambiente. A estrutura conta com um viveiro de mudas de espécies nativas, no qual, em uma ação integrada entre a Secretaria de Gestão Ambiental, Assistência Social e Saúde, vai realizar medidas educacionais com idosos e adolescentes, além de servir para pessoas cumprirem medidas socioeducativas. O Centro de Educação Ambiental Tabarana está localizado na Avenida José Mamprim, n°110, no bairro Colina da Bela Vista e está aberto para a população, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Quanto ao programa social e ambiental Taba Ecobag, ele é ligado ao Projeto Tabarana, com objetivo de promover a sustentabilidade por meio da solidariedade. A população poderá trocar 1 litro de leite por sacolas recicláveis, confeccionadas a partir de lonas reutilizáveis, dando assim a destinação ambiental correta. Toda arrecadação será destinada para pessoas e entidades atendidas pelo Fundo Social. As sacolas são confeccionadas por voluntárias e estarão inicialmente disponíveis para troca nas feiras livres na cidade.

Desenvolvimento Econômico
Uma das grandes ações anunciadas pelo Prefeito Estanislau Steck foi o Pacote de ações Mulher Empreendedora Louveirense, com foco no desenvolvimento econômico e fomento em oportunidades de trabalho e renda para o público feminino. 

Como um verdadeiro conjunto de políticas públicas para as moradoras de Louveira, o pacote de ações Mulher Empreendedora Louveirense incluiu o lançamento do Programa Quebrando Barreiras, com ofertas de cursos, e a instalação da Divisão do Empreendedorismo da Mulher Louveirense, além do Sebrae Mulher, uma conquista da cidade, viabilizada em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Fundo Social.

O fortalecimento da Agricultura também se destacou nas ações de Desenvolvimento Econômico. O Prefeito Estanislau Steck anunciou um pacote de subvenções fiscais para os produtores rurais da cidade, entre eles o lançamento do Programa Incentivo ao Cultivo Protegido, que prevê recursos de até R$ 500 mil para ajudar os produtores a investir na segurança da lavoura contra as intempéries e ao ataque de pássaros e morcegos; também anunciou a proposta de ampliação para até 20% dos valores do Promif (Programa Municipal de Incentivos a Fruticultura), considerando avaliações agronômicas das áreas de produção e o cumprimento das metas administrativas, sociais e ambientais. 

A Usina de Suco também é um dos pilares dos investimentos na Agricultura de Louveira, que começa a se concretizar na gestão do Prefeito Estanislau Steck. No dia 2 de março, o Prefeito esteve no local para uma visita técnica, marcando então o início das obras desta será uma importante aliada para os produtores rurais de cidade, contribuindo para aproveitamento das frutas na colheita, em especial a da uva, que serão transformadas em suco para a merenda escolar da rede municipal de ensino. 

E como importante apoio para os profissionais que buscam novas oportunidades de emprego em Louveira, a Prefeitura anunciou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico o Portal do Emprego/Empreendedor. O portal, que já está no ar, será o canal entre as empregas e os candidatos. O atendimento continua intermediado pelo SAT (Serviço de Apoio ao Trabalhador). Para acessar os serviços do Portal (CLIQUE AQUI)

Educação
Na área da Educação a Prefeitura também entregou à população um importante investimento; foram duas vans para o transporte dos alunos, adaptadas para atender às necessidades das crianças com deficiência. A entrega soma-se ao amplo investimento que a administração do Prefeito Estanislau Steck tem feito na estrutura da Secretaria de Educação desde o início deste ano e que engloba novas contratações de professores, diretores, entre outras ações. E para celebrar junto com todos os alunos da rede municipal, as escolas promoveram diversas atividades lúdicas para apresentar a história de cidade, suas características econômicas, e culturais. 

Cultura, Esporte e Lazer
Além dos anúncios de políticas públicas, de melhorias no atendimento à população, entregas de obras estruturantes, a Prefeitura promoveu durante todo o mês atividades de lazer, com ações culturais e esportivas para todas as idades e estilos. O destaque foi a entrega da revitalização da Subestação Eng. Francisco Monlevade, que recebeu melhorias em sua estrutura interna e externa e um belo jardim no pátio, valorizando ainda mais este prédio que hoje, como espaço cultural, carrega em si a história do desenvolvimento econômico de Louveira. A inauguração do espaço restaurado aconteceu em 18 de março com diversas apresentações musicais. 

E a Prefeitura também inaugurou um novo e importante espaço cultural. O Ateliê da Cultura, que fica em frente à Praça da Bica, já está atendendo a população com oficinas culturais de Desenho, Mangá, Moda e Figurino, Tricô e Crochê, Pintura em Tecido e Bordado. O Ateliê funciona de segunda-feira, das 8h até 20h, com oficinas noturnas de Desenho, e das 8h às 17h de terça a sexta-feira. O espaço está localizado na Rua Anderson Ricardo Marques s/n°, em frente à Praça da Bica.

Do Esporte, também foram muitas ações, com destaque para o Jogo das Estrelas, realizado no dia do aniversário, e que marcou a entrega do novo gramado sintético do CEIL Bairro e da entrega dos assentos instalados na arquibancada. O jogo reuniu grandes estrelas do futebol nacional, com time encabeçado pelo jogador Marcelinho Carioca. O evento reuniu no CEIL Bairro centenas de pessoas para prestigiar o jogo, em uma grande festa. 

O Esporte se destacou com muitas atividades para todos os públicos – campeonato amador de futebol no Estádio Municipal, campeonato de vôlei para melhor idade e jogos adaptados, realizados na Área de Lazer do Trabalhador e passeio ciclístico para marcar a entrega de importantes obras de pavimentação. 

Aniversário
A data do aniversário de Louveira, celebrado em 21 de março, foi comemorada em grande estilo e marcada pelo show do cantor Daniel, que reuniu centenas de pessoas na Área de Lazer do Trabalhador, que se transformou num grande palco também para shows de artistas locais, apresentações artísticas e muitas atrações durante todo o dia. Mas as comemorações começaram logo pela manhã, onde, no CEIL Bairro , o Prefeito Estanislau Steck entregou duas novas vans adaptadas para alunos com deficiência, em mais um importante investimento da gestão na Educação de Louveira. E em seguida a festa começou com bola no campo! O Jogo das Estrelas aconteceu para inaugurar o campo sintético do CEIL e os assentos instalados na arquibancada para mais conforto dos torcedores. O Jogo das Estrelas reuniu grandes atletas que fizeram história nos times nacionais - Marcelinho Carioca, Muller, Pavão, Capitão, Alexandre Rosa, Jean, Macedo, Gilmar, Ademir da Guia, Zenon, Damião, Diego Macedo, Dr., Tupanzinho, Gil Santos, Alexandre Bike, Nilson e Ezequiel. Do outro lado, a seleção Master de Louveira. Foi um lindo evento, com grande participação da população e dos alunos do CEIL.