Governo | 09/11/2023

Louveira fica em 1º lugar na Categoria SocioEconômica em índice de Cidades Excelentes na Região de Jundiaí

Louveira se mantém como a melhor entre as 7 cidades da Região Metropolitana de Campinas segundo o Índice de Gestão Municipal Aquila na categoria de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; a cidade está ainda em 2º entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas; políticas públicas implementadas pela atual gestão têm aquecido a economia e resultado em novos negócios e oportunidade de emprego e renda

Louveira foi apontada pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) como a melhor entre as 7 cidades da Região Metropolitana de Jundiaí na categoria de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. A cidade fica ainda em 2º lugar quando comparada aos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas. Para estabelecer o ranking, o IGMA considera como indicadores o PIB per capita, índice de Gini da renda domiciliar, jovens entre 18 e 20 anos que completaram o ensino médio, pessoas com 25 anos ou mais que completaram ensino superior, percentual de pobres na população, salário médio mensal, população ocupada, taxa de homicídios, taxa de mortes por arma de fogo e taxa de mortes no trânsito.

As altas posições são resultado dos amplos investimentos e planejamento das ações do governo no sentido de aquecer incentivar os negócios, atraindo novas empresas e apoiando a ampliação das empresas já existentes, e consequentemente, criando um ambiente propício para oportunidades de emprego e renda à população. Com as ações intensas, Louveira tem seguido uma tendência positiva na geração de empregos com carteira assinada (empregos formais) neste ano de 2023. Dados do mês de setembro apontam que a cidade criou mais 100 novos postos de trabalho. Nos três últimos meses a cidade também registrou saldo positivo totalizando em 2023, até o momento, 587 novos postos de trabalho. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o 1º semestre foi extremamente positivo no número de vagas divulgadas pelo SAT (Serviço de Apoio ao Trabalhador). Foram 1.620 vagas, para funções variadas durante o 1º semestre. (SAIBA MAIS)

Na área da Segurança, que também compõe a categoria de destaque pelo IGMA, Louveira tem recebido amplos investimentos. Somente neste ano de 2023 foram R$ 17 milhões aplicados entre janeiro e agosto. Nos últimos dois ano e meio os avanços são significativos: a Prefeitura ampliou em 50% o número de câmeras de monitoramento nos últimos dois anos e meio, e que hoje são mais de 180 por toda a cidade; também aumentou em 16% o efetivo de guardas municipais na cidade, em uma ação inédita que aumentou a equipe para 94 guardas, reforçando o patrulhamento; além de investir em novos armamentos, uniformes, equipamentos tecnológicos e veículos. Todos os investimentos em Segurança em Louveira fazem parte de ações ostensivas e realizadas de forma integrada entre a Secretaria de Segurança, por meio da Guarda Municipal, Defesa Civil e Divisão de Trânsito, e as forças policiais. (SAIBA MAIS)

As ações de Desenvolvimento Econômico e na área de Segurança fazem parte de um dos maiores pacotes de investimentos da Prefeitura na melhoria dos serviços públicos. A Prefeitura tem aplicado R$ 1 bilhão do orçamento nos últimos dois anos e meio em obras, programas e ações que tem transformado o atendimento, a infraestrutura da cidade e a qualidade de vida da população de Louveira. (SAIBA MAIS).