Governo | 01/10/2015

Louveira e Vinhedo assinam termo de cooperação ambiental

Os municípios de Louveira e Vinhedo deram mais um passo para a construção de cidades sustentáveis. As prefeituras assinaram um Termo de Cooperação Técnica em que ambos os municípios se comprometem a realizar ações conjuntas e a contribuir mutuamente para manter a biodiversidade regional, como estabelecer a conectividade entre os fragmentos florais, a preservação do Rio Capivari, assim como a conservação da fauna e da flora.

Para o prefeito Junior Finamore "Não se pode administrar uma cidade olhando apenas para o seu território. Para uma boa gestão, é necessário que haja diálogo e ações com as cidades vizinhas".

Para Claudio Scalli, secretário de Gestão Ambiental, esse é um passo muito importante para a região, pois, a articulação entre os municípios possibilita uma recuperação ambiental mais ampla e de maior magnitude. Lembrando que, com assinatura do termo, Louveira cumpre o seu papel como dirigente da ANAMMA (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), cuja missão é promover a integração entre gestores ambientais.

Dentre as atividades previstas no Termo de Cooperação Técnica estão previstas a realização de reuniões periódicas entre as equipes técnicas das duas cidades, ações conjuntas de coleta e destinação de materiais eletrônicos, além de ações de educação ambiental, criação de passagens animais entre as divisas das cidades. A assinatura do termo não acarretará em ônus para a municipalidade.