Fundo Social de Solidariedade | 17/06/2024

Louveira é sede de Capacitação Regional de convênios do Fundo Social de São Paulo

Na manhã da última sexta-feira (14), aconteceu no salão de eventos culturais de Louveira, o evento de Capacitação Regional sobre Convênios do Fundo Social de São Paulo e Plantão de dúvidas. A Prefeitura de Louveira, por meio do Fundo Social de Solidariedade, tem dado importantes passos para a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade. Neste ano, foi realizada uma homologação junto ao Fundo Social do Estado de São Paulo do Programa “Escolas de Qualificação Profissional”, que tem o objetivo de ampliar a autonomia e geração de renda por meio da realização de cursos gratuitos voltados à população em vulnerabilidade social.

A população louveirense foi beneficiada com os cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, confeitaria, panificação e auxiliar administrativo, que devem gerar oportunidades e fortalecer o empreendedorismo nas áreas de Beleza e Bem-Estar, Gastronomia e Administração.

Além disso, com o apoio de parcerias com entidades sociais e empresas locais, são realizadas diversas ações e campanhas dos projetos e programas ao longo do ano:

PROGRAMA MÃE LOUVEIRENSE

O ‘Mãe Louveirense’ é um importante programa realizado pela Prefeitura de Louveira que foi lançado em março de 2023. Ao todo, o programa já contemplou mais de 600 mães de toda a cidade e continuam sendo entregues em ações da sede do Fundo Social. Com o intuito de dar suporte à maternidade e primeira infância, o programa é destinado a todas as mães gestantes que participam do pré-natal na Rede Municipal e que realizaram ao menos 7 consultas durante a gestação.
Louveira possui o melhor índice de gestantes com, ao menos, 7 consultas de pré-natal de toda a região. De acordo com a Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados), em 2022, Louveira registrou 710 nascimentos. Destes, 663 mães concluíram pelo menos sete consultas de pré-natal, representando a porcentagem de 93,38%. Esse índice coloca Louveira em 1º lugar entre as cidades da região de Jundiaí e Campinas, e em 37º no Estado de São Paulo.

PROGRAMA TABA ECOBAG

Outro programa importante é o 'Taba Ecobag', que também foi lançado em março de 2023.  Aliando solidariedade e sustentabilidade, a Taba Ecobag são sacolas recicláveis confeccionadas a partir de lonas reutilizáveis, dando assim uma destinação ambiental correta. Além disso, o material tem boa resistência, portanto, podem ser utilizadas para carregar compras de supermercado, feiras, materiais escolares e entre outros usos. Você pode adquirir sua Taba Ecobag trocando por um litro de leite nos dias e locais de troca, que são divulgados através do site e redes sociais oficiais da Prefeitura de Louveira, todo o leite arrecadado é destinado para pessoas e entidades assistidas pelo Fundo Social.

O programa Taba Ecobag é ligado ao Projeto Tabarana, que tem uma série de ações e investimentos na cidade, sobretudo ações de saneamento, ambiental e Educacional, com o objetivo de retornar o peixe Tabarana, característico de águas limpas, ao Rio Capivari, como símbolo maior de investimentos ambientais na cidade.

PROGRAMA ESTALOU

Em maio de 2023, a Prefeitura de Louveira, por meio do Fundo Social, anunciou a criação do programa de estágio remunerado para jovens de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio, chamado EstaLou (Estágio Louveira). O programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego.

O principal objetivo do Fundo Social de Solidariedade é criar condições financeiras e de administração de recursos destinados ao financiamento de ações para o atendimento e assistência à população vulnerável, a fim de melhorar a qualidade de vida e a cidadania plena do Município de Louveira.