Esporte, Lazer e Juventude | 19/12/2023

Louveira é destaque esportivo com Investimentos, Infraestrutura e Conquistas em 2023

Construção do Centro de Treinamento de Ginástica Artística e Artes Marciais, aumento em 57% o número de vagas nas Escolinhas Municipais de Esporte, ações na Fazenda Santo Antônio e apoio aos atletas da cidade são alguns dos destaques que fazem parte do avanço esportivo de Louveira em 2023

A frase "Esporte é Saúde" norteia os investimentos em Louveira, com ações robustas em 2023. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, visa expandir as vagas nas Escolas de Esporte, aprimorar as infraestruturas esportivas e fortalecer o suporte aos atletas em competições, abrangendo diversas modalidades. Mantendo o compromisso com a qualidade, a cidade vem sendo destaque nas competições e superando resultados, desde o ano anterior, melhorias em áreas esportivas como praças, playgrounds, salas multiuso e quadras vem sendo realizadas, se tornando locais mais adequados para os atletas treinarem.

"É um trabalho integrado, que temos intensificado ano a ano, sempre com o propósito de levar atividades esportivas a todas as faixas etárias, com qualidade e segurança à população", afirmou o prefeito Estanislau Steck.

O trabalho está alinhado ao plano de Governo do Prefeito Estanislau Steck, que vem fazendo investimentos constantes em qualidade de vida aos louveirenses. A Prefeitura tem valorizado a estruturação dos espaços públicos de lazer, convivência e de práticas esportivas. Estão em obras o novo espaço ao lado do campo sintético do Ceil Bairro e o ginásio da piscina coberta, o Centro de Treinamento de Ginástica Artística e Artes Marciais, o Parque Capivari, o Centro Equestre; e no Burck, a nova estrutura está finalizada, com o avanço da pintura na quadra.

Além do andamento dessas obras durante o ano de 2023 foram realizados diversos avanços esportivos, como a entrega do Parque Luigi Martini, com a estruturação completa do entorno da represa do Córrego Fetá, a construção da pista de caminhada no entorno, além de sanitários, bebedouro e toda iluminação.

A prefeitura aumentou em 57% o número de vagas nas Escolinhas Municipais de Esporte, passando de 3.500 para 5.500 alunos em 25 modalidades esportivas. Também foram abertas 1.500 vagas adicionais. As atividades ocorrem em diferentes horários e locais da cidade, incluindo modalidades como zumba, handebol, basquete, vôlei, futsal, taekwondo, yoga e natação.

Além de promover diversos eventos esportivos e de lazer, como o 1° Louv Street de Skate, na pista recém inaugurada do Complexo Jardim Esmeralda, Festival de Futsal, Aulão de Jiu Jitsu, Caminhada Ecológica e Programa Rua de Lazer, participação no 65º Jogos Regionais, festival de tênis, finais históricas no vôlei feminino e masculino, Dia do Desafio, JOMI, Intersecretarias, Campeonatos de Futebol e Futsal, além de encontros esportivos, campeonatos em diversas modalidades, jogos amistosos e beneficentes e comemorações do aniversário da cidade.

A Prefeitura oferece apoio a atletas e times locais por meio de benefícios como bolsa atleta, alimentação, transporte e suporte durante as competições. Atletas de diversas modalidades conquistaram prêmios e representaram a cidade em competições regionais.

O aplicativo Bora, também intensificado em 2023, fornece informações sobre campeonatos esportivos da cidade, incluindo tabelas, classificações, lances e estatísticas. O aplicativo visa facilitar o acesso às informações esportivas e interagir com atletas e times locais.

Também ocorreram diversas ações nos complexos do Jardim Esmeralda, Terra da Uva, Área de Lazer do Trabalhador e também na Fazenda Santo Antônio que é um dos locais mais visitados em Louveira. Esses locais recebem manutenções e melhorias durante todo ano, pois recebem centenas de pessoas durante toda a semana.

A Fazenda Santo Antônio ganhou uma nova atração: O Arvorismo, que é a travessia realizada entre plataformas construídas no alto das árvores, que proporciona interação e contemplação da natureza. Para proporcionar total segurança e conforto aos frequentadores, os colaboradores da Secretaria de Esporte estão participando do treinamento da NR 35, para obterem a certificação de trabalho em altura e coordenarem as atividades com excelência. Com mais essa atração, a Fazenda Santo Antônio, que é um dos pontos mais visitados na cidade de Louveira, proporciona uma ampla programação de atividades através do esporte, atividade física e lazer.

Esse ano contou com a realização da Copa das Escolas Licenciadas do São Paulo FC, com a participação de mais de 48 equipes de todo o estado de São Paulo.

Os espaços esportivos e de lazer são fundamentais para a qualidade de vida e bem-estar da população. Neste ano a Prefeitura entregou importantes obras, realizou e participou de diversos eventos esportivos, demonstrando o compromisso em promover a prática esportiva e oferecer oportunidades para a população local.