Governo | 21/09/2023
Louveira é destaque em índice de cidades excelentes com indicadores de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
Segundo o Índice de Gestão Municipal (IGMA), a cidade é a 3º melhor da Região Metropolitana de Jundiaí e a 5º entre as 27 cidades que englobam as regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí; o índice avalia mais de 5,5 mil municípios do país em 67 indicadores
Entre os destaques de Louveira apontados pelo Índice de Gestão Municipal (IGMA) nesta semana estão as sólidas políticas públicas implantadas pela atual administração referentes aos indicadores de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Segundo o ranking, Louveira é a 3º melhor da Região Metropolitana de Jundiaí e a 5º entre as 27 cidades que englobam as regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí.
Neste quesito, a Prefeitura tem concretizado uma série de ações para aprimorar a gestão e, consequentemente, promover um atendimento à população ainda mais eficaz e dinâmico em todas as áreas e com responsabilidade na aplicação dos recursos financeiros.
Para efetivar a transparência do trabalho realizado pela administração, inclusive para além do cumprimento legal, que é feito através do Portal da Transparência, a Prefeitura mantém uma rede ampla de divulgação das ações desenvolvidas pelas secretarias por meio de diversos canais, como o site oficial e redes sociais. A Prefeitura tem implantado novos canais de comunicação, como, por exemplo, o recém lançado chatbot, no site da Prefeitura, por meio do qual o cidadão pode obter informações automáticas das mais variadas áreas.
A Ouvidoria da Prefeitura também tem apresentado índices importantes de resolutividade. Por meio dele, o cidadão pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias, servindo de “ponte” entre a população e a Administração Pública, com foco na transparência, diálogo e compromisso com o cidadão (SAIBA MAIS) .
Segundo o Prefeito, Estanislau Steck, “a boa posição no ranking é resultado das ações que vem sendo implementadas pela Prefeitura, com respeito à população e às finanças do Município”. Para estabelecer a pontuação deste que é um dos principais pilares do Índice (Governança, Eficiência Fiscal e Transparência), o IGMA avalia diversos indicadores, entre eles percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal, índice de transparência, aderência ao Plano de Contas, relação de servidores por 100 habitantes, classificação da capacidade de pagamento (Capag), score do IEG-M e variação da faixa, despesas com pessoal executivo sobre a Receita, entre outros itens, que elevam a credibilidade e o compromisso em atuar, sempre, com planejamento, retidão e eficiência na gestão pública", complementa.
O Índice é um ranking elaborado pelo Instituto Aquila e serve como base para o Prêmio Band Cidades Excelentes, realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e que tem como objetivo reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão pública.