Gestão Ambiental | 19/12/2023

Louveira é a melhor cidade do Estado entre 50 a 100 mil habitantes no Programa Município VerdeAzul

Com nota 96, a maior da história da cidade, Louveira foi anunciada nesta terça, dia 19, como a melhor cidade do Estado de São Paulo, entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes, em investimentos na área ambiental, no Programa Município VerdeAzul. O anúncio foi realizado na tarde desta terça, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, que contou com a presença do Prefeito Estanislau Steck ao lado do Governador Tarcísio de Freitas. A secretária de Gestão Ambiental de Louveira, Rose Celidonio, também esteve presente no evento. O ranking do Programa Município VerdeAzul é gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Apenas 86 cidades, do total de 645 no Estado, tiveram notas acima de 80 pontos.

“Um dos pilares do nosso Plano de Governo é, sem dúvida, o investimento na área ambiental com foco no desenvolvimento sustentável de Louveira. Em outras palavras, nosso objetivo central é levar qualidade de vida e bem-estar à nossa população, numa cidade que respeita o meio ambiente, investe em políticas públicas de saneamento, conscientização ambiental e preservação da nossa área verde com valorização dos nossos agricultores. Uma cidade bem cuidada, com qualidade no ar, belezas naturais preservadas e investimentos em educação ambiental estão alinhadas ao nosso Programa Tabarana, que sem dúvida é fundamental para alcançarmos este índice tão importante para a população de Louveira”, apontou o prefeito Estanislau Steck.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade.

A cidade teve notas máximas em 9 das 10 Diretivas avaliadas: Esgoto Coletado e Tratado, Qualidade do Ar, Avanço na Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Gestão das Águas, Educação Ambiental, Arborização Urbana e Governança Ambiental, todas com nota 10, a nota máxima da avaliação.

Nos últimos três anos Louveira vem realizando uma série de investimentos na área ambiental. Neste ano de 2023, entre os destaques está a inauguração do Centro de Educação Ambiental Tabarana (CEA Tabarana), que combinando o aprendizado com o cuidado com o meio ambiente, realiza oficinas, capacitações, apresentações e atividades interativas com crianças e adultos. Louveira lançou o Programa Banco de Ração, que auxilia cuidadores de animais e ONGs com rações de cães e gatos doados por moradores e empresas. Além disso, desde 2021 Louveira plantou cerca de 20 mil árvores. Confira mais informações clicando aqui.