Governo | 20/09/2023

Louveira é a 2ª melhor cidade em Sustentabilidade na Região Metropolitana de Jundiaí no IGMA

Somando com as cidades da Região Metropolitana de Campinas, Louveira fica na 6ª posição

Com foco em uma boa gestão ambiental, Louveira se destaca na categoria de Sustentabilidade no IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), ficando em 2ª lugar na Região Metropolitana de Jundiaí e em 6º somando com as cidades da Região Metropolitana de Campinas. Estes índices referem-se à atualização do último 15 de setembro deste ano. Estes índices também são utilizados no Prêmio Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, que deve ocorrer em dezembro.

“Este resultado mostra que estamos no caminho certo para superar os desafios da sustentabilidade. Nos últimos meses, temos realizados diversas ações que promovem a proteção da fauna e do meio ambiente, como melhoria na gestão do Programa de Coleta Seletiva, conscientização e educação de principalmente crianças por meio do Centro de Educação Ambiental Tabarana, plantio de árvores, avanços na arborização urbana, caminhadas ecológicas, Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais e outras participações de ações voltados ao produtor rural”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

O IGMA leva em consideração ao todo 67 indicadores. Na categoria de Sustentabilidade os indicadores são:

- Atendimento à coleta seletiva urbana
- Recuperação de materiais recicláveis
- Perdas na distribuição de água
- Percentual de veículos com baixa emissão de poluentes
- Concentração de focos de calor
- Emissão de gases de efeito estufa por habitante
- Gestão de riscos e desastres
- Impacto ambiental
- Arborização urbana
- Consumo médio de água
- Segurança Hídrica

Com 68,45 pontos na categoria, Louveira fica em 2º lugar entre as 7 cidades da Região Metropolitana de Jundiaí, ficando atrás somente de Cabreúva. Já na Região Metropolitana de Campinas, Louveira fica na 6ª posição.

No Prêmio Cidades Excelentes de 2022, Louveira se destacou e foi finalista na categoria que avalia os investimentos em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Em Sustentabilidade e Saúde, a cidade teve a melhor nota entre todas as cidades da Microrregião de Jundiaí.

Para saber mais sobre o índice, acesso o site oficial: https://igma.aquila.com.br/