Saúde | 19/01/2024

Louveira conta com amplo atendimento na Saúde

Os serviços são compartilhados com as estruturas do Governo do Estado, que tem a responsabilidade de atender parte das demandas de média complexidade e todas de alta complexidade

Em compromisso de prestar bom atendimento na Saúde para os moradores, a Prefeitura de Louveira conta com ampla oferta de consultas, especialidades médicas, exames, tratamentos, vacinas e medicamentos gratuitos. Para complementar os serviços, o Governo do Estado tem a responsabilidade de atender as demandas de média e alta complexidade. Em casos de urgência e emergência, a cidade conta com a Santa Casa de Louveira, localizada no Centro, com o Pronto Atendimento no bairro Santo Antônio e, em breve, contará com o novo Hospital Santo Antônio de Louveira.

O primeiro passo para o morador de Louveira garantir o seu atendimento, é ter o seu Cartão Cidadão. Com o Cartão em mãos, o morador pode utilizá-lo na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.  O agendamento para consulta pode ser realizado pessoalmente ou por WhatsApp. Na UBS é realizado o atendimento de casos de menor complexidade, acompanhamento de pacientes com doenças crônicas (como Hipertensão e Diabetes), acompanhamento de pré-natal de baixo risco, vacinação de acordo com o Calendário Nacional, procedimentos simples como administração de medicações, curativos, testes rápidos de diversas doenças, entre outros serviços. Em caso de necessidade, o paciente é encaminhado para especialistas da Rede, que somam mais de 30 áreas diferentes.

Com a Prefeitura de Louveira atendendo casos de baixa complexidade, o Governo do Estado, por meio dos hospitais e outros serviços, é responsável por atender parte dos casos de média complexidade e todos de alta complexidade, que serão encaminhados, através da Rede Municipal de Saúde. Louveira está participando das oficinas de Regionalização, promovidas pelo Governo do Estado de São Paulo, que entre os objetivos está a diminuição das desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público, aumentar a oferta de serviços, diminuir as filas e reduzir a distância que as pessoas precisam se locomover para chegar ao local de atendimento.

Para os casos de emergências e urgências, Louveira conta com a Santa Casa e o Pronto Atendimento no bairro Santo Antônio, inclusive, com ambulâncias de resgate para atender vítimas de acidentes ou intercorrências em domicílios. A Santa Casa possui leitos de enfermaria adulto, infantil, telemedicina, UTI adulto e maternidade, além da sala de emergência devidamente equipada para casos que exigem maior atenção e cuidado. 

CLIQUE AQUI para conferir todas as unidades de saúde pública de Louveira.