Cultura & Eventos | 19/03/2015

“Louveira! Conta a sua história....” vai resgatar memória da cidade neste cinquentenário

A prefeitura lança essa semana o projeto e convida população ajudar a contar uma pouco da história do município

Louveira 50 anos

A Prefeitura de Louveira lança nesta semana de comemoração aos 50 anos do município, o projeto “Louveira! Conta a sua história...“. O objetivo da administração municipal é resgatar a memória da cidade através dos seus moradores, principais atores do seu progresso e desenvolvimento. “Estamos convidando a população a integrar esse projeto, contando as histórias que viveu aqui, sua chegada, o encantamento por essa terra”, afirma o prefeito Nicolau Finamore Junior, autor da iniciativa.

Desenvolvido ao longo deste ano de cinquentenário, o projeto quer resgatar junto aos moradores histórias, fotografias, vídeos, cartas, objetos com valor histórico e muito mais. O secretário municipal de Cultura Maurício Carrasco afirma que todo material será recebido, armazenado e fará parte de um projeto já iniciado de preservação da memória do município que inclui, futuramente, a criação de um museu.

Além de entrevistas que estão sendo promovidas através da Divisão de Comunicação da Prefeitura de Louveira, a população pode participar levando materiais para a Casa da Cultura (Rua das Rosas, 233 – Bairro Santo Antonio), onde serão copiados e devolvidos – exceto no caso de objetos. Também é possível já encaminhar material digitalizado para a endereço eletrônico do facebook #louveiracontasuahistoria.

Ao longo do ano, serão promovidos vários eventos promocionais da campanha, visando à participação das famílias louveirenses. “É importante lembrar que, todos nós, temos uma parcela da história da cidade para contar. Por isso, convidamos que nos procurem e colaborem para esse resgate histórico”, confirma Carrasco.

O projeto “Louveira! Conta a sua história...” será lançada em evento comemorativo ao cinquentenário onde serão homenageadas as famílias emancipadoras do município.

Na educação

A Secretaria Municipal de Educação promove, nesta e na próxima semana, diversos eventos alusivos ao aniversário de 50 anos de Louveira, em todas as escolas do município (Infantil e Fundamental), onde os alunos apresentam música, teatro e dança, bem como exposições.

Agora, o desafio é outro. Os alunos do Ensino Fundamental participam do Concurso Cultural Louveira 50 anos, promovido pela prefeitura, vai escolher dentre os alunos, os cinco melhores trabalhos da cidade nos quesitos desenho, redação e poesia. De acordo com a secretária municipal de Educação Juliana Euzebio Araujo cada série terá o seu vencedor – sendo o projeto desenvolvido de 1º a 5º ano.

O concurso terá duas etapas. Na primeira, serão escolhidos os vencedores de cada escola do município. Na fase seguinte, entre os finalistas, serão escolhidos os melhores da cidade. “O cinquentenário é um momento importante para o município e, por isso, estamos incentivando a participação dos alunos”, reforça Juliana. De 1º ao 3º ano, os alunos estão fazendo desenhos. Já o 4º ano está escrevendo redação e os alunos do 5º ano, poesia.

Os trabalhos estão sendo entregues até essa sexta, dia 20 de março. Ainda serão divulgadas as datas do encerramento do Concurso Cultural Louveira 50 anos e da premiação.