Esporte, Lazer e Juventude | 31/10/2013

Louveira conquista duas medalhas em artes marciais nos Jogos Abertos do Interior

Foto: Divulgação

Os atletas louveirenses voltaram de Mogi das Cruzes com duas medalhas de prata na bagagem. O segundo lugar no pódio dos Jogos Abertos do Interior foi conquistado pelo carateca Alexandre Gomes e pelo atleta de Takwondo Daniel Frezza, após deixarem para trás dezenas de lutadores de alto nível.

Alexandre lutou na categoria ‘absoluto’ (em que disputam atletas de qualquer peso) com caratecas de 28 cidades. Ele venceu os playoffs até perder a final para Rogério Emerick, atleta de Ribeirão Preto e integrante da Seleção Brasileira. A conquista da medalha de prata, no entanto, é considerado um feito espetacular diante da dificuldade dos Jogos Abertos.

“Foi uma conquista inédita para mim”, conta Alexandre Gomes, conhecido como ‘Xandão’. “A sensação (de ganhar a medalha) foi maravilhosa e única, pois os Jogos Abertos do Interior é uma competição de alto nível e mais forte até que um Campeonato Nacional”, comemora. Com sua grande habilidade de golpes de pés e mãos, ‘Xandão’ diz que vai treinar pesado para vencer as competições de Karatê da 1ª divisão dos Jogos Regionais, seu principal desafio em 2014. “Conquistamos neste ano a vaga para a primeira divisão dos Regionais, agora vamos treinar forte e nos preparar para buscar medalhas nesta competição no próximo ano”.

Frezza, por sua vez, enfrentou atletas de Taekwondo de 19 cidades na categoria até 80 kg e perdeu somente na final para o atleta Francisco Lucenildo de Guarujá, considerado uma das grandes promessas nacionais. Logo após a disputa, Daniel afirmou: “Infelizmente não veio o ouro, mas foi uma prata conquistada com muita dedicação e suor”. Ele também destacou o alto nível do campeonato. “Os Jogos Abertos tem um nível elevadíssimo, mas graças a Deus fiz uma ótima campanha. Conquistar a prata não é fácil, só quem conhece sabe o gral de dificuldade desse feito”, comemorou o atleta, após a sua quarta e última luta na competição deste ano.

Além do ótimo desempenho nas artes marciais, Louveira mostrou toda a sua força no Strongman (esporte de força que ganha adeptos no Brasil a cada ano). Marcos Moraes conquistou pela terceira vez o título de campeão da modalidade, já que havia vencido em 2011 na categoria até 105 kg e em 2012 na super pesado. Agora, repetiu o feito do ano passado e deixou nove atletas para trás da tabela em sua categoria. A competição de strongamn, no entanto, não conta pontos para a classificação final dos Jogos.

Os Jogos Abertos do Interior foram disputados em Mogi das Cruzes dos dias 16 a 26 de outubro. Neste ano, a delegação de Louveira contou com 30 atletas de seis modalidades (Capoeira, Tênis, Ginástica Artística, Karatê, Taekwondo e Strongman), sendo que no ano passado Louveira contou com apenas 12 atletas de três modalidades (Tênis, Karatê e Capoeira).

No total, aproximadamente 15 mil atletas de 204 cidades do Estado de São Paulo disputaram 26 modalidades oficiais e mais 11 modalidades extras (que não somam pontos na classificação geral), durante os 11 dias de competição.