Esporte, Lazer e Juventude | 15/05/2017

Louveira compete contra cidade cubana no Dia do Desafio 2017

Sorteio aconteceu no último dia 9, onde o município conheceu seu adversário

No próximo dia 31 (quarta-feira), a cidade de Louveira participará da 23ª edição do Dia do Desafio, evento que acontece sempre na última quarta-feira de maio e tem como proposta incentivar a pratica de atividade física. Neste dia, o município vai competir em quantidade de participantes, praticando atividades com a cidade de Alquizar, de Cuba. O desafio tem início às 7h com término às 21h.

Os locais escolhidos para a prática das atividades são Clube Atlético Bandeirantes, Esporte Clube Nova Estrela, Ginásio Poliesportivo Jardim Esmeralda, Centro de Ginástica Artística, Centro de Convivência do Idoso, Centro Educacional Integrado de Louveira, Estádio Municipal, Centro de Reabilitação de Louveira, entre outros espaços, como academias. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude disponibilizará professores para acompanhar a população e incentivar a prática do exercício físico.

Os registros são feitos através de fotos, onde se faz uma estimativa para determinar o número de participantes da competição. Todas as pessoas que puderem registrar a atividade e enviar para o emaileportelouveiraeventos@gmail.com estarão contribuindo para a disputa. Este passo é necessário para que a cidade alcance um grande número de adesões que contarão pontos para o resultado final da cidade. O objetivo não é apenas praticar a atividade física no dia do evento, mas incentivar a população para que depois deste dia, as atividades físicas se tornem um hábito.

Para a Secretaria de Esportes é uma ótima iniciativa, pois o Dia do Desafio é mais que uma competição entre cidades, é o primeiro passo para a mudança de comportamento. É onde crianças, jovens, e adultos de todas as idades buscam a pratica de atividades físicas. Esta iniciativa é importante, pois é um estimulo para a prática permanente, melhorando a qualidade de vida da população.

Ultima edição

Em 2016, Louveira venceu a cidade de Ipubi, de Pernambuco, com uma porcentagem de 44,21% da população louveirense praticando algum tipo de atividade esportiva neste dia. A cidade pernambucana registrou 29,81% de participação populacional. No total, 16.413 pessoas praticaram esporte e registraram a participação em várias atividades, como zumba, futebol e yoga. No total, 3.650 cidades em mais de 20 países participaram do Dia do Desafio. No Brasil foram 1.875 cidades, ocupando o primeiro lugar na participação geral.

O Dia

O dia do desafio é uma campanha mundial de conscientização a saúde e o bem-estar. O objetivo é estimular a pratica de qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. Por meio de uma competição entre cidades, o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo. Em 2014, o evento completou 20 anos no Brasil e oferece a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.