Gestão Ambiental | 07/06/2013

Louveira comemora Dia do Meio Ambiente com palestra sobre cidadania na preservação da natureza

Foto: Jasso / PML

A Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Louveira, em parceria com a Câmara da cidade, realizou na manhã desta quarta-feira (5 de junho) uma palestra que abordou o tema "Educação Ambiental e Preservação da Natureza com Ética e Cidadania". Ministrada pelo professor Ezequiel Camilo da Silva, autor do livro “A Conquista da Amazônia”, o evento contou com a presença da secretária de Gestão Ambiental, Rose Skelton, o vereador e presidente da Câmara, Estanislau Steck, além de estudantes louveirenses, servidores municipais e público em geral.

Convidada para introduzir o tema da palestra, Rose Skelton salientou a necessidade de conscientização ambiental na construção de um planeta ambientalmente sustentável. “Se disseminarmos os conceitos de ética, cidadania e meio ambiente de forma conjunta, poderemos estimular ações capazes de mudar o rumo da sociedade e construir um futuro de sustentabilidade”, opinou.

Em seguida, o professor Ezequiel falou sobre a importância da formação de cidadãos conscientes, comprometidos e responsáveis com a preservação ambiental - objetivo que, segundo ele, só pode ser alcançado pela implantação de uma educação de qualidade, em que a família é o ‘ator principal’ e a escola é apenas coadjuvante deste processo. Com este trabalho conjunto, conforme explicou o palestrante, é possível desenvolver hábitos e práticas saudáveis em relação ao tema da preservação da natureza. Outro assunto abordado foi a importância de cultivar os valores morais pertinentes à ética e cidadania, destacando a obediência às leis de preservação do meio ambiente como condição necessária de convívio social democrático.