Gestão Ambiental | 24/01/2017

Louveira bate recorde em plantio de árvore

plantio arvore

A Prefeitura Municipal de Louveira já plantou cerca de 15.000 mudas de árvores no município, em contrapartida aos impactos ambientais causados pelas obras públicas, como as de ampliação do sistema viário, implantação de unidades básicas de saúde, construção de prédios escolares, emissários de esgoto, loteamento popular, sistemas de drenagem e entre outros.

Devido aos licenciamentos ambientais destas obras realizadas pela Secretaria de Gestão Ambiental ou junto à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), essas mudas foram plantadas nas áreas verdes dos loteamentos Monterrey, Arataba, Popular IV e ao longo das margens do rio Capivari como forma de compensação ambiental, através dos Termos de Compromissos e Recuperação Ambiental firmado.

Para o prefeito Junior Finamore, o cumprimento dos compromissos assumidos é de fundamental importância para assegurar, não só a compensação ambiental mediante o plantio das mudas, como também assegurar a melhoria da qualidade ambiental de Louveira e a conservação da biodiversidade. “Nesta gestão nenhuma obra pública iniciou sem o devido licenciamento ambiental, seja no âmbito municipal ou estadual”.

Todas as mudas plantadas são de espécie nativa da mata atlântica, garantindo a biodiversidade no nosso município. A Secretaria de Gestão Ambiental realiza a manutenção destes plantios pelo período de dois anos, que é o tempo necessário para o desenvolvimento autônomo das mudas, segundo o secretário de Gestão Ambiental, Claudio Scalli.