Água e Esgoto | 25/10/2023

Louveira avança em investimentos na área de Saneamento Básico

Obras tem o objetivo ampliar a rede de esgoto e aprimorar a distribuição de água no município

Com o objetivo de gerar avanços em saneamento básico, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, continua com obras e operações pela cidade, com o propósito de sanear integralmente e de forma ambientalmente correta às propriedades rurais e urbanas do município, contribuindo com a descontaminação do lençol freático raso, das micro-bacias hidrológicas da região.

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Dentro da área de esgotamento sanitário, a Prefeitura segue com a construção de biodigestores. Através deles será possível beneficiar diversas propriedades rurais, atualmente não saneadas. Todas as propriedades estão na bacia do Córrego Fetá, que abastece a cidade. A execução desses biodigestores será nas áreas rurais cadastradas no programa POMIF, junto a divisão de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município de Louveira.

Essas propriedades foram visitadas e após realização de levantamento topográfico da área de interesse, constatou-se a necessidade de tais fossas biodigestoras. As propriedades visitadas não são atendidas pela rede coletora de esgoto, e possuem modelos primitivos de destinação final de efluentes domésticos, popularmente chamadas de “Fossa Negra”.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Em relação à obra de setorização do Sistema de Abastecimento de Água do Reservatório Bandeirantes, que abastece a região central da cidade, em fase final, as novas ligações domiciliares na região estão sendo concluídas, finalizando com a recomposição das calçadas.

Com esta operação, a Prefeitura de Louveira terá um maior controle da distribuição e pressão da água, assim, atendendo melhor todos os munícipes e bairros da cidade.