Cidadão

Empresa

Servidor

Água e Esgoto | 30/01/2024

Louveira avança em investimentos na área de Água e Esgoto

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, encerrou o ano letivo de 2023 com notáveis avanços em saneamento básico, destacando-se pela conquista dos prêmios Estadual e Nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana. O reconhecimento é resultado de investimentos, planejamento e uso de tecnologia. Entre os indicadores analisados para o prêmio, três estão relacionados ao saneamento básico: acesso às redes, abastecimento de água e tratamento de esgoto. 

Notáveis ações incluem a conclusão de obras para as redes nos bairros Monterrey e Vila Caldana, a inauguração do Parque Luigi Martini, a utilização de um robô motorizado para serviços nas redes de água e esgoto, além de esforços para otimizar o atendimento aos moradores.

Abaixo ações que estão sendo realizadas

Coletor de esgoto Ana Maria
O coletor de esgoto Ana Maria em execução, na rua Guerino Furlan, tem como principal objetivo eliminar a estação elevatória de esgoto existente, que atualmente gera frequentes manutenções e transtornos para a população ao redor. Serão executados aproximadamente 430 metros com diâmetro de 200 mm. A previsão de finalização do coletor é março de 2024.

Implantação de Biodigestores de esgoto em Áreas Rurais
Entre os meses de setembro e dezembro de 2023 foram implantados 9 biodigestores em propriedades rurais que estavam com as soluções individuais de destinação de esgoto de forma precária. As implantações continuam, e a programação é implantar mais 41 biodigestores, até agosto de 2024.

Implantação de Rede de Esgoto no Residencial Primavera e região
A Prefeitura avança com a obra de implantação de rede coletora de esgoto no Residencial Primavera e regiões no entorno. Cerca de 6,0 km de redes foram assentadas até o momento, o que representa fisicamente 70% da obra. O condomínio Residencial Primavera utiliza soluções individuais para a destinação dos esgotos e com o intuito de universalizar a coleta de esgotos serão implantadas 8,5 km de redes na região. 

Impermeabilização dos Reservatórios Jardim Juliana a Popular IV
Nesta segunda quinzena do mês de janeiro, iniciaremos as obras de impermeabilização dos reservatórios do Jardim Juliana e do bairro Popular IV. São reservatórios que estão apresentando vazamentos e necessitam da reforma da impermeabilização, para melhorar a qualidade dos serviços prestados para a população, bem como contribuir para a redução do índice de perdas de água no município.  A obra visa atender cerca de 562 residências, que atualmente são diretamente abastecidas pelos dois reservatórios que serão impermeabilizados. Como início agora em janeiro a obra tem previsão de finalização em setembro. O tipo de impermeabilização adotado foi o de manta PVC nas paredes e Poliuretano vegetal nas lajes. 

Reparo Emergencial do Coletor Rainha
O reparo do Coletor tronco Rainha foi finalizado na última semana e juntamente ao serviço de reparo foi realizado também uma interligação de uma rede coletora de esgoto do bairro Quinta das Videiras que fazia o lançamento In Natura do esgoto no córrego Rainha. O reparo emergencial do coletor aconteceu por conta do rompimento da travessia aérea sobre o córrego Rainha, na altura do bairro Quinta das Videiras, no mês de dezembro. O coletor atende toda região em torno do bairro Jardim Omizollo e Quinta das Videiras. Com esse trabalho emergencial, foi sanado o problema de poluição do córrego, bem como o odor causado no entorno. 

Intensificação no abastecimento de água do bairro Monterrey
Com a finalidade de melhorar a prestação de serviço de abastecimento de água do bairro Monterrey, foi acrescentado mais três caminhões para o serviço de abastecimento do reservatório no mês de janeiro. 
O Monterrey vem passando por uma série de obras, manutenções e substituição para melhoria no abastecimento do bairro, além de uma equipe de reparo a disposição e intensificação do abastecimento dos reservatórios.