Desenvolvimento Urbano | 18/06/2024
Louveira avança em Educação com investimentos pedagógicos e estruturais nos últimos 3 anos e meio
Escolas revitalizadas, atendimento de 100% da demanda por vagas em berçário, nova unidade de período integral com aumento da capacidade de atendimento, ampliação do kit escolar, aquisição de livros paradidáticos para as salas de leitura, materiais de 1ª linha, integração esporte e cultura, qualificação dos professores, contratações, melhorias da merenda, índices de destaque, laboratórios de informática, educação multidisciplinar e inclusão fazem da educação pública de Louveira uma das melhores do país
Com recursos recordes e aplicados de forma estratégica nos últimos 3 anos e meio pela Prefeitura de Louveira, a Educação pública da cidade apresenta um avanço significativo que tem sido comprovado por rankings nacionais que a apontam como uma das melhores do país. Em 2023 a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, investiu um dos maiores orçamentos em Educação dos últimos 10 anos, o que, por consequência, tem aprimorado a rede municipal no aspecto pedagógico e também estrutural.
Os avanços incluem um leque de benfeitorias. Neste ano de 2024 a Prefeitura entregou 3 escolas completamente revitalizadas (EMEB’s José Pereira Dutra, Chapeuzinho Vermelho e Mundo Maravilho), com reforma completa na estrutura física, ampliação de vagas, e inclusive na transformação na EMEB José Pereira Dutra na 4ª unidade a atender em período integral na cidade. Para reforço do ensino da língua inglesa e incentivo à leitura, a Prefeitura adquiriu novos materiais paradidáticos em inglês neste ano, além de continuar as formações pedagógicas para os professores da rede. E, aliando Educação com Esporte, a Prefeitura entregou a 2ª fase da revitalização do CEIL Bairro, com nova estrutura coberta para uso dos alunos: mini quadras de grama sintética e sanitários. Em 2023 a Prefeitura já tinha entregue o a revitalização do campo, com grama sintética e mais de 2,8 mil assentos na arquibancada.
Em 2023, os recursos foram aplicados em diversas frentes. No aspecto pedagógico a Prefeitura ampliou o quadro de funcionários com contratação de 10 diretores, além de professores, monitores de apoio escolar como ADEB's (Auxiliar de Desenvolvimento do Ensino Básico), agentes de apoio à inclusão e estagiários; investiu em capacitações dos profissionais; na aquisição de materiais didáticos de primeira linha; na ampliação do kit escolar, com mochila, estojo e caderno, além dos uniformes de 1ª qualidade; além de programas complementares para formação da cidadania nas crianças, como de incentivo à leitura: “Baú Literário”, kit Território da Leitura, projeto “Indo à escola Contar História”, “Brincando com Letras”, “Clube do Livro”, e programas como Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), Bombeiros na Escola, Cesta de Três, “Educação Financeira”, “Aluno Acolhedor”, Projeto Horta nas Escolas, entre tantos outros de educação plena e multidisciplinar, como musicalização e o Núcleo PertenSer, que oferece atendimento sociais e psicológicos para as crianças. No aspecto estrutural, quanto às obras, foram 5 escolas beneficiadas: além das entregues neste ano, segue ainda em obras a EMEB Odilon Leite Ferraz, além de mais 7 que receberam manutenção e pintura completa. Mas a Prefeitura investiu também na instalação de 10 laboratórios de informática e na aquisição de novos veículos para transporte os alunos.
A Educação no período de pandemia também foi uma grande prioridade. A Prefeitura investiu em tablets para os alunos, com chip para acesso à internet, plataforma para as aulas online e notebooks para os professores. Todas as ações têm por objetivo ofertar o melhor atendimento aos cerca de 6,8 mil estudantes da rede municipal de ensino e à toda comunidade, e foram reconhecidas por índices nacionais de gestão, que apontaram Louveira como uma das melhores da região. De acordo com dados de 2023 do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), Louveira está acima da média regional, estadual e nacional quanto à aplicação de recursos financeiros por aluno, relacionada à média do resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) (SAIBA MAIS) https://www.louveira.sp.gov.br/conteudo/com-investimento-superior-a-r-24-mil-reais-por-aluno-louveira-tem-indice-acima-da-media-regional-estadual-e-nacional e ainda o ranking Connected Smart Cities, que aponta Louveira como a 2ª cidade com maior investimento per capita em Educação das regiões metropolitanas de Campinas e de Jundiaí (SAIBA MAIS)
Investimento em todas as fases
A atuação da Prefeitura atende a todas as fases. Além da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Prefeitura investe em transporte universitário, cursinho pré-vestibular, na parceria com a Univesp para cursos de graduação e na contribuição para que os jovens estudantes possam avançar para a graduação por meio dos programas de bolsas de estudo (PRES e PRET)