Desenvolvimento Urbano | 21/11/2023

Louveira avança com várias obras entregues e concluídas nas áreas de Pavimentação e Infraestrutura

Pavimentações em vias urbanas e rurais, obras de ampliação da rede de água e esgoto, rotatórias e sistemas de drenagem são parte de um dos maiores pacotes de obras realizados pela Prefeitura de Louveira

Com importantes obras de infraestrutura nos últimos dois anos e meio, Louveira avança em serviços de pavimentação e saneamento, com foco no desenvolvimento econômico e bem-estar da população. A Prefeitura tem investido nas condições das vias, qualidade de vida à população e incentivo ao Turismo para atrair novas empresas e fomentar a criação de emprego e renda.  Atualmente a cidade tem cerca de 20 obras em andamento, mas muitas já foram concluídas, entre elas pavimentações em vias urbanas e rurais, ampliação das redes de água e esgoto para ampliar o saneamento e revitalização de espaços públicos. 

Com foco no Turismo rural, importante instrumento de desenvolvimento econômico em Louveira, especialmente por conta da fruticultura, a Prefeitura fez neste ano um grande investimento na pavimentação das estradas rurais, para estrutura e facilitar o acesso às propriedades que compõem a rota turística e que atrai também ciclistas de toda a região. A Prefeitura estruturou com drenagem pluvial, tubulação de concreto, bocas de lobo, instalação de guias e sarjetas, além de sinalizações, lombadas e pavimentação sustentável (bloquetes drenantes) a Estrada do Bugio, Estrada João Gothardi, no Engenho Seco e Estrada Tereza Bizetto Cestarolli. Também por meio de parceria como Governo do Estado pelo Programa Melhor Caminho, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, a Prefeitura viabilizou a pavimentação das estradas Hugo Picchi, Alfredo Strabello, Pau-a-Pique e José de Jesus.

Em especial neste ano de 2023, foram muitas obras de pavimentações, entregues inclusive em março como celebração aos 58 anos de emancipação da cidade, com um dos maiores pacotes de obras já realizados em Louveira. No centro, uma nova via foi estruturada, a Rua Adorno Zonaro. Localizada entre a Av. Tiradentes e R. 21 de Março (em frente à Estação Ferroviária), a via, que tem cerca de 200 metros e que até então era de chão batido, recebeu toda infra com drenagem, assentamento de guias, sarjetas, calçamento, pavimentação asfáltica e iluminação em LED, transformando o local com mais segurança e melhor estrutura. Também foram entregues em março a Travessa Luiza Savoy Dutra, no Estiva, as ruas do Faixa Azul, Rua da Esperança, Rua Braz Francisco de Almeida, Estrada Fazenda Biscuola, além da Rua Umbaúbas, no Arataba, estruturada no segundo semestre, com calçadas, drenagem, guias e sarjetas e pavimentação. 

A Prefeitura também realizou neste ano obras de melhoria nas estruturas de passeio público em diversos pontos da cidade para maior segurança dos pedestres, como no Pau-a-Pique, inclusive com iluminação na estrada e lâmpadas de LED nas ruas; no Santo Antônio, a Prefeitura construiu uma calçada e bolsão de estacionamento no entorno da ponte que passa pelo Córrego Santo Antônio, na Rua João Verardo, além da revitalização da Praça do Cristo, que ganhou uma nova viela, com iluminação de LED e pintura completa da praça. 

Importantes obras de drenagem também foram realizadas: o sistema de drenagem no Parque das Videiras com objetivo de controlar e direcionar o fluxo de água da chuva para evitar erosão, alagamentos e outros danos; e as canalizações em dois trechos do Córrego Sapezal, na Atílio Biscuola e no Estiva; e na Estrada Ecológica.  Em mobilidade, a Prefeitura estruturou novas rotatórias para promover maior agilidade no fluxo de veículos, entre elas a que interliga a Estrada da Boiada e Estrada Alfredo Strabello e a rotatória da Av. Silvério Finamore. Importante para infraestrutura da cidade, o saneamento também recebeu obras de ampliação da rede de água e esgoto com a construção de biodigestores nos bairros Pau-a-Pique, Estiva, Jardim Vera Cruz, Santo Antônio, Ana Maria, Leitão, além das obras de interligação de rede de água no Monterrey e outras que seguem em andamento. 

Também com foco no desenvolvimento econômico, especialmente na agricultura, a Prefeitura concluiu a construção de dois barracões no CAP (Centro de Apoio ao Agricultor) para proteger os equipamentos e maquinários da Agricultura e também obras na Área de Lazer, onde acontecem as festas tradicionais da Uva e Nordestina, com manutenções nos banheiros e pintura.