Cidadão

Empresa

Servidor

Desenvolvimento Econômico | 06/07/2023

Louveira apresenta a melhor série de saldo positivo de empregos formais de Janeiro a Maio dos últimos 12 anos

Saldo positivo é de 283 novos postos de trabalho de Janeiro a Maio de 2023; este é o melhor índice da série histórica, comparando iguais períodos de Janeiro a Maio; dados têm base nas estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego; políticas públicas da atual gestão incidem diretamente no resultado positivo, com retomada da credibilidade e investimentos das empresas na geração de emprego e renda na cidade

Em Louveira, a intensa atuação focada no desenvolvimento econômico do município resultou num avanço importante no saldo positivo, de Janeiro a Maio, da geração de emprego com carteira assinada. Segundo dados do Ministério do Trabalho, Louveira teve saldo positivo de 283 novos postos de trabalho, neste início de 2023. Este é o melhor índice da série histórica dos últimos 12 anos, comparando iguais períodos de Janeiro a Maio. Quanto às admissões, Louveira gerou 3.397 novos postos de trabalho de Janeiro a Maio de 2023. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (05) pelo Caged (Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

O Prefeito Estanislau Steck trata o saldo positivo como resultado direto da retomada dos investimentos e da credibilidade das políticas públicas focadas na geração de emprego e renda, implantadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Sem dúvida é um resultado muito positivo e importante para a população de Louveira. E, principalmente, tem ligação direta com a atuação da Prefeitura no sentido de fomentar o desenvolvimento em todas os setores. Louveira tem uma posição bastante estratégia dentro do Estado, por estar entre grandes centros, especialmente no ramo de logística, sem contar os projetos que temos apresentado, a proximidade com os empreendedores, as ações constantes de investimentos como o projeto do Anel Viário, do Centro de Tecnologia, entre outras ações que destacam nossa cidade, rumo ao desenvolvimento sustentável com propósito de trazer bem-estar às famílias louveirenses", destaca o prefeito Estanislau Steck.

A Prefeitura tem trabalhado a proximidade entres os setores industriais, de comércio e, ao mesmo tempo, com importantes incentivos para outras áreas importantes que possam avançar na geração de empregos com carteira assinada, como a agricultura. Além disso, a cidade tem investido em capacitação, com os cursos oferecidos pelo Nucca, com mais de 40 cursos só durante este ano, em parcerias com Sebrae, com Senai, Senar, entre outros.

O prefeito também destacou novos projetos que visam o desenvolvimento futuro, como é o caso do Centro de Inovação e Tecnologia, planejado para instalar na cidade, e que tem como foco, justamente, incentivar o empreendedorismo entre os jovens.

'Enfim, é todo um pacote de ações da nossa gestão, que compõem as políticas públicas focadas para a geração de emprego e renda. Por todas elas, podemos afirmar que este resultado positivo se deve a este conjunto de ações e que hoje Louveira está no caminho certo”, complementa o Prefeito Estanislau Steck.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Louveira, Pedro Geraldo de Campos Neto, as estatísticas positivas do emprego formal em Louveira passam pela estruturação das políticas públicas aplicadas pela atual gestão.  

“Esse resultado positivo, na verdade, vem de um conjunto de fatores. E eu cito o trabalho de aproximação com as empresas, as visitas feitas, as reuniões com os empresários, que passa pelo entendimento da demanda deles, mas também pela capacitação dos profissionais. Este é o papel da Prefeitura, incentivar e contribuir. Também estamos sempre fomentando a divulgação das vagas e ofertando cursos de qualificação para que a pessoas tenham condições de estar cada vez mais preparadas para atender ao mercado de trabalho de Louveira”, disse o Secretário, Pedro Geraldo de Campos Neto.

O Caged apresenta um novo sistema de geração das estatísticas do emprego formal, baseado nas informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web e engloba dados das diversas atividades econômicas.

A evolução das admissões em Louveira, comprovada pelo Caged, confirma a percepção da administração a partir dos atendimentos realizados pelo SAT Louveira (Serviço de Apoio ao Trabalhador).

“A procura aumentou muito nesses últimos meses, principalmente, por parte das empresas de Louveira, que tem nos procurado mais para completar seus quadros de colaboradores. Na minha opinião isso se deve ao crescimento da cidade e do polo industrial, que é muito bom”, avalia a Agente de Atendimento do SAT, Nadine Caum. Ela ressalta ainda a grande procura das empresas pelo SAT devido ao dinamismo no atendimento. “O SAT é muito procurado pelo sistema de trabalho ser rápido; atendemos de imediato as empresas que nos procuram, seja a procura de currículos ou para agendamento de processos seletivos”, ressalta Nadine.

Como investimento fundamental para melhorar o atendimento à população, a Prefeitura realizou a mudança física do SAT Louveira, que antes estava no bairro Santo Antônio, para a região central da cidade. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o SAT e toda a estrutura da Sedec atende agora na rua Angelo Steck (bairro Vila Nova), na esquina com a Rodovia Romildo Prado. O espaço engloba também o Banco do Povo e a unidade do Sebrae, além de salas de coworking e salas onde são realizados os processos seletivos por parte das empresas. 

 

Portal do Emprego/Empreendedor

Dentro do pacote de ações para fomento ao desenvolvimento, e que contribui sobremaneira para a estrutura do atendimento à população, a Prefeitura lançou o novo sistema para cadastro de currículos e também das empresas interessadas nas contratações de profissionais de Louveira. Trata-se do Portal do Emprego/Empreendedor, anunciado no mês de março pelo Prefeito Estanislau Steck, dentro das ações de comemoração ao aniversário de 58 anos da cidade. (SAIBA MAIS) 

Segundo as informações da Sedec, o cadastro tanto dos currículos quanto das empresas passa por esta fase de transição atualmente, com recebimento dos currículos físicos, ou seja, em papel, mas com prioridade para a versão online. Para os profissionais que chegam na Sedec com entrega de currículos, o SAT disponibiliza o computador para que possa cadastrar a versão online.

Para conhecer o Portal do Emprego/Empreendedor (CLIQUE AQUI)