Educação | 26/03/2013

Louveira adere ao programa Creche Escola

João / PML

O prefeito de Louveira, Junior Finamore, assinou na manhã da última quinta-feira (21) a assinatura do termo de adesão ao Programa Creche Escola. O ato reuniu representantes de 34 prefeituras na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, na capital São Paulo, e foi comandado pelo secretário da Pasta, Rodrigo Garcia.

O programa Creche Escola, lançado em setembro de 2011, é um trabalho conjunto entre as secretarias estaduais de Educação e Desenvolvimento Social com o objetivo de ampliar o número de crianças na educação infantil. Para isso, o programa oferece a construção do imóvel e o mobiliário. O município participante do convênio, por sua vez, entra com a doação do terreno (com metragem de 2 mil metros quadrados, murado, e com ligações de água, energia, telefonia e esgoto ) e arca com gastos administrativos e de manutenção.

“Assinamos o convênio e agora vamos, já nas próximas semanas, definir qual opção de projeto da creche será implantada em Louveira e escolher a área que iremos doar para a construção do prédio”, disse o prefeito Junior Finamore.

Cada unidade custa em média R$ 1,5 milhão e tem capacidade para atender de 70 a 150 crianças. Os prefeitos das cidades que aderirem ao programa podem escolher entre três modelos de creche, com 600 m² a 800 m². O Governo Estadual pretende, em parceria com as prefeituras, implantar mil creches completas até 2014. Entre 2011 e 2012, 425 municípios aderiram ao programa Creche Escola.

Participaram da cerimônia, além dos representantes das cidades e do secretário de Desenvolvimento Social, os deputados estaduais Beto Tricoli, Barros Munhoz e Edmir Chedid, o prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, e o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Educação, José Afonso Carrijo.