Saúde | 07/10/2013
Louveira adere ao ‘Outubro Rosa’ e promove palestras de prevenção ao Câncer de Mama
O ‘Outubro Rosa’ já começou em Louveira. Para fazer parte desta importante campanha de combate ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde enfeitou as quatro unidades de saúde com bexigas e adereços rosa e elaborou uma programação especial de palestras com orientações sobre esta doença que já vitimou nove louveirenses de 2008 até hoje.
A série de palestras começa no dia 17, a partir das 18h30 na sede da associação dos moradores do Bairro do Monterrey. No dia seguinte funcionários realizam as orientações no auditório da Secretaria de Saúde (Unidade de Saúde do Centro), a partir das 13h30. Para finalizar o ciclo, no dia 21 a palestra será ministrada na sede do Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Área de Lazer do Trabalhador, às 14h.
“Para prevenir e controlar o câncer de mama, temos por objetivo difundir mensagens sobre detecção precoce da doença para sensibilizar a população a procurar os serviços de saúde, garantir o acesso das mulheres com lesões palpáveis ao imediato esclarecimento do diagnóstico e tratamento, assim como ampliar o acesso à mamografia de rastreamento às mulheres de 40 a 69 anos”, afirma a secretária Municipal de Saúde, Pâmela Mango.
Durante este mês, funcionários da Saúde fortalecem o trabalho de orientação e coleta das solicitações de mamografias em todas as unidades de saúde. O exame para verificar a iminência do câncer de mama é gratuito, basta procurar a unidade de saúde mais próxima para agendamento.
Além disso, a cada consulta em qualquer uma das quatro unidades de saúde de Louveira o munícipe recebe um laço na cor rosa, como forma de adesão à campanha.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial que dura o mês inteiro e busca alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, que perde apenas para o câncer de pele em número de enfermos no mundo todo.
Seu nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra a doença e envolve a participação da população, empresa, comércio e instituições públicas.
O movimento surgiu em 1990, nos Estados Unidos, com a organização da Primeira Corrida pela Cura de Nova Iorque. Desde então, vem sendo realizada anualmente em âmbito mundial.
O autoexame como forma de prevenção
1. Em pé, em frente ao espelho, examine suas mamas. Observe a forma, a cor e a textura da pele. Levante os braços e verifique as axilas.
2. Durante o banho, coloque o braço atrás da nuca e examine as mamas (com a mão que está livre) ensaboadas, em movimentos circulares da axila até o mamilo, procurando caroço ou endurecimento. Faça o mesmo na outra mama.
3. Aperte delicadamente os mamilos entre os dedos indicador e polegar, em busca de alguma secreção ou alteração.
4. Deitada, com o apoio sob o ombro direito e com a mão direita atrás da cabeça, examine a mama direita com a mão esquerda. Repita o movimento na outra mama.
A partir dos 20 anos de idade: Uma vez ao mês, de preferência de 7 a 10 dias após o início da menstruação, quando as mamas estão menos sensíveis.
Mulheres amamentando:Após a amamentação, quando os seios forem esvaziados, sem