Educação | 09/02/2023

Louveira abre inscrições para bolsas de estudos para Ensino Técnico e Superior

As bolsas podem chegar a até 60% do valor total das mensalidade, com teto de R$ 610,28 para o PRES e R$ 565,63 para o PRET; as inscrições acontecem a partir de segunda-feira (13) até 3 de março, na Secretaria de Educação

Em mais uma importante ação de incentivo e valorização da Educação em Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, divulga o período de inscrições para os programas Rumo ao Ensino Tecnológico (PRET) e Rumo ao Ensino Superior (PRES), que concedem bolsas de estudo aos cursos técnicos e de Ensino Superior aos moradores de Louveira. As inscrições serão realizadas de 13 de fevereiro a 3 de março, pessoalmente na Secretaria de Educação, no Bairro.

"Aqui em Louveira fazemos questão de investir em todas as fases da Educação. E para este ano letivo de 2023 foram muitos os investimentos, principalmente na rede municipal de ensino, mas também é uma alegria investir no ensino técnico e superior . A bolsa é um grande incentivo para os estudantes que não teriam condições financeiras de pagar sozinho por um curso.

Além das bolsas de estudos, a Prefeitura também oferta o transporte gratuito para que os universitários e alunos do ensino técnico possam estudar nos municípios vizinhos, pois estamos localizados entre grandes centros educacionais", afirma o Prefeito Estanislau Steck.

Os programa de concessão de bolsas de estudos são destinados para moradores de Louveira, estudantes de cursos de Ensino Técnico e Universitário da rede privada e cobrem até 60% do valor das mensalidades.

De acordo com as informações da Secretaria de Educação, o pagamento é feito na forma de reembolso, sendo 60% do valor da mensalidade, com teto de R$ 610,28 para o PRES e R$ 565,63 para o PRET. Os valores estão sujeitos a reajustes. Para ser beneficiado pelos programas, o aluno precisa atender requisitos estabelecidos pelas leis nº 2082/2009 (PRES), nº 2123/2010 e nº 2319/2013 (PRET).

Critérios

Entre as principais condições para a concessão da bolsa estão:

- tempo mínimo de três anos de residência em Louveira

- não ter diploma de curso tecnológico ou superior anterior

- não ser beneficiário de outro programa ou auxílio de bolsa

- ter renda máxima familiar de até 7 salários mínimos (PRET)

- ter renda máxima familiar de até 5 salários mínimos (PRES)

Inscrição

Para fazer a inscrição, os interessados devem imprimir a Lei Municipal referente ao curso (PRES ou PRET) e a Ficha de Inscrição diretamente do site da Prefeitura de Louveira (links abaixo). Depois, devem seguir os seguintes passos:

1. Preencher a ficha de inscrição

2. Juntar todos os documentos comprobatórios

3. Inserir a ficha de inscrição e todos os documentos comprobatórios em um envelope identificado com o nome do aluno e o programa escolhido (PRES ou PRET)

4. Lacrar o envelope

5. Depositar o envelope lacrado na caixa identificada na sede da Secretaria de Educação, localizada na Rua Santo Scarance nº 176, no bairro Santo Antônio, entre às 8h e 16h30.

A Secretaria de Educação reforça que, caso os documentos não estejam de acordo com os critérios estabelecidos por lei, o estudante será automaticamente desclassificado.

É fundamental prestar atenção a todos os requisitos e se certificar de que os documentos entregues comprovam a veracidade das informações da Ficha de Cadastro.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Educação pelo número (19) 97162-3958 (telefone ou whatsapp). O número foi disponibilizado para atendimento exclusivo aos estudantes que desejam participar do processo de seleção.

As fichas de inscrição podem ser acessadas pelos links a seguir:

PROGRAMA RUMO AO ENSINO TECNOLÓGICO – PRET (CLIQUE AQUI)

PROGRAMA RUMO AO ENSINO SUPERIOR – PRES (CLIQUE AQUI)