Gestão Ambiental | 05/10/2017

Levantamento da agência das bacias do PCJ aponta Louveira como mais arborizada da região

A Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência PCJ) divulgou um ranking que avaliou os municípios mais arborizados do estado de São Paulo. Louveira ficou em 6º lugar entre as cidades mais arborizadas e é o maior índice da Região Metropolitana de Campinas. O município ainda aparece como o 2º melhor entre as cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ).

A lista mede o Índice de Floresta urbana (IFU), que calcula o tamanho da área verde dentro dos espaços que já estão urbanizados. A pontuação vai de 0 a 2 e Louveira chegou à marca de 1,75. O objetivo do IFU é medir a capacidade das prefeituras de preservar e valorizar os pontos verdes presentes em cada município.

A administração municipal, desde 2013, já realizou o plantio de mais de 1.100 mudas de árvores pela cidade. O trabalho é realizado pela Secretaria de Gestão Ambiental. Só este ano já foram mais de 200, complementando os impactos ambientais causados por obras públicas como sistemas de drenagem, ampliação do sistema viário, entre outros. Dentre as espécies estão ipê-roxo, branco e amarelo, pitangueira e amoreira.

Todas as mudas plantadas são de espécie nativa da mata atlântica, garantindo a biodiversidade no município. A manutenção desses plantios é realizada pelo período de dois anos, que é o tempo necessário para o desenvolvimento autônomo das mudas. Para a Secretaria de Gestão Ambiental, a importância desta ação se dá pelo fato de melhorar a qualidade do meio ambiente, melhorando assim, a qualidade de vida da população.