Assistência Social | 09/08/2023

Lançamento do Ambulatório Mamãe Aconchego e diversas ações com a população marcam sucesso da 12ª Semana do Bebê

Para encerrar a programação da Semana do Bebê, como forma de mobilizar socialmente o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças até 6 anos, mostrando a importância nestes primeiros anos de vida, a Prefeitura de Louveira proporcionou no último domingo (06), Stands de Saúde, Educação e Assistência Social, que contaram com ações como, Saúde bucal de bebês e gestantes; Vigilância em Saúde com Teatro de fantoches; Orientação sobre direitos das gestantes, papais e bebês; Feira de troca de brinquedos e livros infantis; Aula de zumba; Parque sensorial para bebês, entre outras ações. O lançamento do Ambulatório Mamãe Aconchego foi um dos pontos altos da Semana que, também, rendeu a Louveira o destaque nacional pela Caderneta da Criança (mais detalhes aqui neste link).

“Foi uma semana muito importante, que movimentou todas as secretarias, com o objetivo de assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda do nosso município. Além disso, ter Louveira como referência nacional em programas para a Primeiríssima Infância é a comprovação de que estamos no caminho certo”, afirmou o Prefeito Estanislau Steck.

A Semana do Bebê movimentou a cidade inteira. A Prefeitura promoveu palestras, rodas de conversa, avaliação da caderneta da criança, saúde bucal, ação intersetorial na creche, atividades lúdicas, oficinas entre outras ações. As UBS receberam cerca de 130 pais e crianças, nas ações realizadas, mais de 1.700 crianças participaram da campanha nas escolas e as atividades sociais contaram com mais de 200 participantes.

A cidade de Louveira tem o melhor índice de pré-natal de toda a região. Com 93,38% das gestantes completando 7 consultas ou mais, a Prefeitura de Louveira garante acompanhamento da gestação para todas as mães do município. Esse índice coloca Louveira em 1º lugar entre as cidades da região de Jundiaí e Campinas, e em 37º no Estado de São Paulo.

“ As ações voltadas para o Bebê e Amamentação acontecem durante todo o ano em Louveira, mas nessa última semana celebramos essas ações. É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. O investimento nesse período garante à criança, o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, o direito de ser saudável, viver em segurança e no aconchego familiar, além de promover a redução das desigualdades. E a gestão tem trabalhado para investir cada vez mais.”  ressaltou a Articuladora Municipal da Primeira Infância, Gisele Câmara

PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA EM LOUVEIRA
Em Louveira, é realizado o programa Mãe Louveirense pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Saúde, com o propósito de promover a participação das mães nas consultas de pré-natal e garantir o apoio às gestantes através dos kits, que contém diversos itens de higiene, roupas e uma bolsa.